terça-feira, março 14, 2006

BACALHAU COM NATAS






Hoje,após insistentes pedidos da minha amiguINHA,resolvi fazer bacalhau com natas.Confesso não ser grande apreciador deste prato,porém,devo ser o único,porque o pessoal todo que eu conheço especialmente cá de casa adoram(acho que é só p'ra me chatearem)e estão sempre prontos para meter o dente no"fiel amigo".
Cozi as postas de bacalhau,em leite durante 6 ou 7 minutos sem deixar ferver.Nunca ao cozer este peixe se deve deixar ferver em cachão afim de,perservar a camada gelatinosa que existe entre as lascas do nosso amigo,e que o torna suculento.Se ferver,esta gelatina desaparece e o bacalhau torna-se extremamente seco.Portanto,já sabem:Fervura muito leve e durante pouco tempo.
Depois de retirado o bacalhau,aromatizei o leite fazendo ferver,cebola,louro e cravinho,após coado por passador de rede,serviu para o bechamel(manteiga,farinha,sal,pimenta e o leite.Cuidado com o sal porque o bacalhau já deixou algum no leite).Refoguei cebola picadinha num pouco de azeite,muito pouco mesmo,porque o bechamel já contém gordura suficiente,juntei o bacalhau em lascas limpo de peles e espinhas,ovos cozidos picados,batatas cozidas cortadas em cubos,(esta malta tem a mania que as fritas prejudicam a saúde,vá-se lá saber porquê.),misturei o molho bechamel com natas,juntei esta caldeirada toda e depois foi polvilhar com pão ralado(há quem goste mais de queijo)e gratinei em forno muito quente.
Não desfiei muito o bacalhau,porque ao mastigar acho agradável sentir os bocadinhos deste peixe.

21 comentários:

Unknown disse...

HUm... adoro bacalhau com natas. para quando um docinho?

Anónimo disse...

Bem, pensava que era só eu que não apreciava bacalhau com natas!
Não sabia essa de não deixar ferver o bacalhau, nem me tinha lembrado de aproveitar o leite para o béchamel.
Hum, aqui aprende-se.
Gostei muito
Bjs

kuka disse...

Não sei fazer muitos doces e não quero postar receitas que eu não tenha já concretizado com sucesso,como são tão pouquinhos tenho de os poupar senão,qualquer dia não tenho nada para vos transmitir.-Pois é amiga Sandra,já estou mais satisfeito,afinal há outra pessoa que não gosta.lol!

Didas disse...

Também não sou grande fã da coisa mas hei-de experimentar este, parece porreirinho.

Pseudo disse...

Yummi!!
OLha...e Lampreia? será que és capaz de me fazer mudar de opinião em relação a esse bicho nojento?

Elvira disse...

Também é um dos meus pratos preferidos de bacalhau (e não digo isto só para chatear!). O meu marido, a minha família e os meus amigos costumam adorar, quando faço este prato.

Karen disse...

Nunca preparei o bacalhau assim, vou experimentar!

alyia disse...

Um dos meus pratos favoritos
Mnham mnham :) podes convidar-me que estou cheia de fome

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Floppy disse...

Realmente estas conversas acabam por nos fazer descobrir coisas fantásticas: eu também não acho piada nenhuma a bacalhau com natas! Principalmente por haver tantas formas tão deliciosas de comer bacalhau, acho esta muito pobre, como se não tirasse partido quase nenhum das potencialidades deste peixe fantástico.

E já que estamos numa dessas, orque não uma receita de bacalhau com broa? ou à lagareiro? Isso é que sim :)

Continuação de bons cozinhados!

Anónimo disse...

Aceitas estagiárias????

kuka disse...

Ó Casado!pensas que me enganas?deixa lá estar a mulher sossegada em casa.Já cá tenho uma que me dá água pela barba.A propósito...arranjaste agora p'raí um blog que não me deixa comentar,e depois mete-los todos sem avisar.lol!

Anónimo disse...

Grande Kuka!!!
Confesso que também eu sou um dos apreciadores deste prato, na verdade é um dos meus favoritos.
Aliás, como detesto comida "sêca", todos os pratos que levam natas ou bechamel ou qualquer outro molho parecido são sempre muto bem recebido pela minha boca.

:-)

Anónimo disse...

Vim da "Sociedade Anomina " ate aqui..:)
Bem..parece que tens de dar umas receitas ao marido da Beatriz para fazer o franguito la em casa:)

L disse...

Mestre, ADOREIIIIIII. Gosto muito de bacalhau com natas, aliás, é dos poucos pratos que gosto com bacalhau. Eu e ele não somos grandes amigos. Gostei foi muito da dica de usar o mesmo leite para o bechamel, 5 estrelas.
beijos

emn***

kuka disse...

SP,da melhor vontade ensinaria ao rapaz a melhor maneira de lidar com com o fogão.Mas na realidade não é disso que ele está a precisar mas sim de outro tipo de ensinamentos,tais como:Aprender a respeitar(pelo menos)os que lhe estão próximos,e isso minha amiga,infelizmente está fora das minhas humildes capacidades.

O Chaparro disse...

é bem bom, mestre kuka. vou amoçar. pena que não seja esse bacalhau.

Gambozina disse...

Bacalhau com natas é dos meus preferidos. É muito, muito bom!

Paula NoGuerra disse...

Mestre,
Muito bem, acertou em cheio... uma das minha comidas favoritas pois o CUSCUS esá no topo da minha lista.
Eu tb tenho o meu site de receitas:
http://culinariapaula.blogspot.com

Inha disse...

Obrigada, Kuka, muito obrigada pelo teu "miminho"...:)

Só agora tive um bocado para dar uma voltita (muito pequena) na blogosfera. E deparo-me com isto...
De fazer crescer água na boca... como sempre!...

BeijInha Grande.;)

Anónimo disse...

E eu,que adoro bacalhau com natas,talvez porque sendo desfiado fica disfarçado,nao sabia faze-lo. Entao me lembrei do meu amigo Kuka,e nao é que ele tinha mesmo a receita aqui? Ja me safei,ora! Eheheh.Beijinhos,amigo!