segunda-feira, março 06, 2006

COZINHAR ARROZ

Para cozer arroz,de modo a que fique rijinho e solto,requer alguns cuidados e alguma prática.
Assim:se quer um arroz que na gíria designamos"para doentes",visto ser um pouco insipido,basta apenas mergulha-lo em água a ferver com sal,ir provando até que esteja no ponto de cozedura que mais lhe agradar e,arrefece-lo imediatamente para parar a cozedura,num passador sob a torneira de água fria.Este arroz(para doentes)pode ser guardado no frigorifico durante alguns dias,e sofrer metamorfoses que o tranformarão em deliciosas e saudáveis saladas,ou em produto"altamente desaconselhado para doentinhos",dependendo daquilo que lhe adicionarmos.Assim tem sempre a hipotese de confeccionar qualquer tipo de variante,bastando para tal cozinhar o tipo de ingrediente que lhe apeteça,tomate,cenoura,ervilhas,grelos,etc,e juntar o arroz.Só falo dos saudáveis,os outros ficam ao vosso critério.
Um conselho:Ao contrário do que grande parte das pessoas defendem,deve lavar-se sempre o arroz.Se as teorias sobre os prós e os contras no resultado final da confecção são discutiveis,uma há que quanto a mim é indiscutivel:O arroz contém produtos quimicos que são removidos,em todo ou em grande parte,pela acção da água.

4 comentários:

O Chaparro disse...

E que tal arroz de coentros? como se faz? Não imaginas o sucesso da receita de bolo de bolacha que me destes. Já a passei a 4 ou 5 toda a malta adorou aquela ver~são

Zeca disse...

Já cá faltava um blog de qualidade sobre culinária.
As dicas que dás são excelentes.
A partir de hoje estás no Plagiadíssimo.
Passa por lá e fica bem.
p.s.
Ilustrei o teu post.

Anónimo disse...

Até que enfim.....como sou eu que faço a maior parte dos almoços cá em casa já sei onde hei-de vir numa hora de apertos (falta de inspiração) Obrigado.

Elvira disse...

Faço exactamente assim!