terça-feira, março 28, 2006

RAIA DE ALHADA


É um peixe de sabor muito agradável e presta-se a todo o tipo de preparações culinárias,frito,grelhado,em caldeirada e também cozido,como nesta típica receita da região Algarvia,onde algumas pessoas chamam de:alimada.
Em primeiro lugar,há que limpar bem a pele do peixe que segrega uma substancia viscosa que,por mais que se lave teima em persistir.Os pescadores esfregam-na com areia,na praia,afim de a remover.Em casa é um bom método esfregar com sal grosso.Isto acontece com o peixe muito fresco,normalmente após 24horas,a raia deixa de segregar esta substancia e,apenas uma passagem com sal é suficiente para a limpar totalmente.
Salga as postas com bastante sal(grosso de preferência)durante cerca de 1hora.Retira o sal e coze em água fervente mais ou menos durante 10minutos,depois de cozida retira a pele de ambos os lados das postas e dispõe num prato ou travessa,com batatas cozidas.
Numa tigela,junta azeite,vinagre e um pouco da água que serviu para cozer a raia(muito pouquinha água mesmo),bate com vara de arames para emulsionar e junta dentes de alho esmagados,com a pele.Rega as postas de raia com este molho e,acompanha com salada de tomate,cebola e oregãos.Pode ainda se preferir,desfiar a raia eliminando a cartilagem que se encontra no interior das postas e,misturar com as batatas.

17 comentários:

O Chaparro disse...

quando vim pra faro comia raia uma vez por semana -. frita , alhada e já fiz grelhada em casa. é esmo bom. a agua que cozes a raia já não leva sal? ja fiz em casa mas punha o azeite vinagre etc na agau da cozedura.

Rui Pedro disse...

Uma "caldeirada" de raia também fica óptima - uma caminha de cebola e alho, o tomate, as postas de raia enchamuscadas de sal, as batatas às rodelas finas, pedaços de salsa, vestígios de piri-piri, um tacho muito fechadinho em lume muito brando. Uma dúvida Mestre Kuka, por vezes a raia é horrível, amargosa. Há alguma explicação?

O Chaparro disse...

já agora, que veio o calor, ensina-me uns molhos pra eu fazer uma assada de carne. obrigado

Anónimo disse...

Ò Mestre, então a cartilagem -aqueles fios - não é para se comer? Eu como! Alimada? Não sabia. Conhecia os carapaus alimados (salgados de dois dias e cozidos em água que ferveu), com batata cozida com a casca e salada de tomate com cebola. Ai que vontadinha de dar uma trica já aqui no meio dos papéis!
O Jantar de ontem foi "pescadinhas de rabo na boca" fritas, e pela primeira vez sairam mesmo bem, creio que por serem frescas, o que é um achado aqui em Lisboa.
Bons cozinhados, Mestre Kuka!

Elvira disse...

Isto, vou adorar, de certeza!

Gotinha disse...

Não consegues enviar o frigo?!?
Vai devolvido??! Estás a enviar para gotinha@gmail.com
?!?

Unknown disse...

Pronto...oh kuka, daqui a pouco peço-te em casamento :P

Susana Guerreiro disse...

Alguém me dá a receita de mousse de morango????

O Chaparro disse...

bom fim de semana

kuka disse...

Chaparro-se a raia estiver muito tempo no sal,já não precisa na cozedura.Vou ver que molhos te vou dar.Rui-a raia é optima quando fresca.Se não o for cheira e sabe a fénico,mas amarga...só quando lhe rebentam o fel.Acontece por vezes.Amélia-A cartilagem não se come,são as espinhas.Mas se te sabe bem,continua a comer.Susana-já tenho feito mousse de morango,agora é uma época boa,um destes dias posto a receita.

Anónimo disse...

Como é que eu ainda não tinha descoberto este bolg, com as comiditas da minha terrinha!?
Uma vez comi uma saladinha de raia num restaurante na Vila do Bispo, muito gostozinha. Por acaso, só por acaso, o chefe sabe como se faz a saladinha da dita?

Unknown disse...

Olá gostaria de ajuda, pois comprei filé de raia que me falaram ser uma delicia, mas o gosto me desagradou é horrivel está com um gosto ruim (indescritivel) não sei o q fazer com o peixe, eu comprei 2 kg de filé de raia e não consigo comer, peço a gentileza q vc´s me ajudem .

kuka disse...

Não sei o que possa ter acontecido Vagner! Talvez tenham rebentado o fel do peixe quando o prepararam. Em todo o caso se não está em condições para ser consumida, reclame junto do vendedor. A raia não pode ter mau sabor. É um peixe óptimo.

Anónimo disse...

Olá,

Já tivemos de deitar vários cozinhados de peixe ao lixo :-( por causa do cheiro / sabor horrível (fénico?).

A que é devido? É um produto de conservação / desinfecção?

Há peixes mais delicados que são habitualmente sujeitos a isso (cação, raia, carapau, tamboril)?

obgº

kuka disse...

Amigo Zé. Esse cheiro só se verifica se o peixe não estiver fresco. Antes de cozinhar já cheira. Tem que aprender a verificar a frescura do peixe apenas visualmente.

amor de mãe disse...

Como se corta uma raia. Preciso de uma explicação detalhada.

kuka disse...

primeiro corta a cabeça. Depois corta ao longo da espinha central e finalmente corta em postas transversalmente.Se não entendeu envie o numero do seu telefone que explicarei mais detalhadamete. O email é: kuka2006@gmail.com.