terça-feira, abril 18, 2006

FILETES DOURADOS



Estes são de Pampo,também chamado peixe-porco,peixe-mola,roncador,e será provavelmente conhecido por outros nomes que desconheço.Permitem vários tipos de confecção.O peixe-espada(especialmente o preto)é de carne saborosa muito fina e delicada.Pode sempre pedir ao peixeiro que prepare os filetes.

Tempere com sal e um pouquinho de pimenta,Bata ovos com um fio de azeite(não ponha sal nos ovos porque em pouco tempo ficaram escuros e feios),passe os filetes por farinha,pelo ovo e,frite em óleo quente.Retire e tempere rápidamente,enquanto quentes,com sal fino e sumo de limão.Cuidado com os óleos,nunca os guarde para reutilizar porque,depois de queimados,são altamente cancerígenos.

Quando posso e tenho tempo,faço um polme com as gemas,um fio azeite(não bata muito senão emulsiona demais e fica com uma maionese),sal,pimenta e um golpe de vinho seco(opcional).Envolva com as claras batidas em castelo,passe por aqui os filetes e frite.Vai ver que os miúdos gostam.

21 comentários:

Anónimo disse...

Kuka, descobri o seu blog via "ardeu a padaria"... estou encantada; não sei como vou arranjar tempo para experimentar tantas coisas boas. Parabéns pelo excelente trabalho!
Paula.

Carla Santos Alves disse...

Que bom aspecto!

...eu tb nunca reutilizo os oleos ...aliás como faço fritos muito raramente, deito sempre o oleo fora!

Bjs

Carla

Elvira disse...

Tal e qual como faz a minha mãe! :-)

Pitucha disse...

Pena não estares mais perto do Cinzento de Bruxelas! Como não cozinho, dar-me-ia jeito...
Beijos

Pseudo disse...

Esta eu vou guardar e imprimir...é que comigo, os filetes parecem que andaram na Grande Guerra!
Obrigada :)

Smas disse...

Também faço assim mas não ponho azeite (nem sal) nos ovos. Qual é a finalidade? Fiquei curiosa.
BJs

Anónimo disse...

Mestre, isto é, Chef, os filetes saem-me sempre mal, sempre mal.
Costumo fazer de pescada, mas a polme depois de frita fica sempre partida, aos bocados. Deve ser da falta de azeite... Não costumo pôr, de facto.
Obrigada.
Beijinhos.

Anónimo disse...

hmmmm que delicia adoro :) beijosss

O Chaparro disse...

ainda há dias eu tava a falar com um amigo meu, na praça de Olhão, e ele ia comprar peixe porco p fazer filetes. nunca comi tenho d experimentar- disse-lhe eu.
tenho mesmo.
bom fim d semana

kuka disse...

Amélia,não sei porque se parte,mas não é certamente falta do ovo,talvez falta de jeito.Lol!desculpa a brincadeira.Se fazes com filetes congelados terás de os deixar descongelar totalmente,e para fritar o oleo tem estar bem quente.Fazes assim:pões o oleo ao lume e metes um pedacinho de pão,quando este começar a ficar loirinho,está a boa temperatura para fritares os filetes.
Sandra,o azeite dá-lhe uma untuosidade e uma textura(ao ovo)diferente.Não sei se terá outros efeitos,foi assim que aprendi(observando)a faze-los.

Alentejano disse...

Vou ao algarve para a semana...onde posso almoçar ou jantar uma especialidade do KuKa?

Nina disse...

Cada vez k aki venho vou embora com "água na boca"..hehehe

Beijinhos e Boa Semana :)

Anónimo disse...

Não Chefe, não são congelados, não têm água, e o óleo é sempre bem quente, deve ser mesmo falta de jeito ou experiência, ou de azeite suponho, não faço muitas vezes por serem fritos, e cada vez menos os faço porque acabo por ter que lhe tirar a polme, não fica assim fofinha com a tua aparenta.
O mesmo acontece com os "peixinhos da horta", nunca ficam mesmo bem.
Mas um destes dias com calma e sem o Benjamim a puxar-me a ponta da saia, vou experimentar (faço quando não tiver a preocupação de ver o que ele anda a fazer), tanto mais que podem ser reservados, não é? podem ser comidos no outro dia, sem se estragarem...
A propósito nos peixinhos da horta, eu tiro-lhes os fios de um lado e do outro, mas há pessoas que tiram só de um lado, qual é o lado? Como se reconhece o lado?
Beijinhos

kuka disse...

Amélia,há feijão que não tem fio.Para saberes onde e se o tem,com a mão,quebras a vagem.Se tiver fio ele aparece.Se for muito forte a vagem parte e o fio fica inteiro.Hei-de fazer um post com peixinhos da horta.Vou pôr o teu nome.Quando fizeres os filetes,passas primeiro por farinha e depois por ovo.Ou então se fizeres um polme,não ponhas muita farinha.Acho que o problema é esse,demasiada farinha.

Vanda disse...

Gostei de conhecer este espaço. Muito boas ideias para umas boas refeições.

Mas o sol, é sempre o sol, e mesmo que não seja perfeito na sua luz e no seu calor, é sempre melhor que uma nuvem. :-)

Anónimo disse...

Chef,
Obrigada pelas instruções. Se fizeres um post sobre isso eu ficava contente :O). Não precisas é de por o meu nome... assim dás cabo da minha reputação de boa cozinheira (excepto fritos e outras coisinhas)Hehehe!
Sábado que vem é dia de praça, vamos lá ver se me acerto com os fritos. Já avisei cá em casa.
Beijinhos.

kuka disse...

Amélia,há mais uma coisa.Não utilizes farinha para bolos(contém fermento)e talvez seja isso que está a acontecer.

Fer Guimaraes Rosa disse...

nao so os miudos vao gostar! os graudos tambem! adorei o frango assado, que parece frito. seu blog eh de abrir o apetite! :-))

Anónimo disse...

parabens pelos maravilhosos petiscos!+

boa páscoa

sonho

Anónimo disse...

Os meus filetes eram sempre horriveis, hoje experimentei as suas dicas e ficaram deliciosos.
Obrigada
Tarocas

Mónica disse...

Olá caro Kuka,
tenho saudades suas!

Nos últimos dias perdi algumas horas a ver receitóblogs e vi tanta porcaria (desculpe a expressão). Receitas copiadas e sem imaginação, fotos feias e desfocadas. Um horror... (mas também vi blogs muito bons e com boas receitas).
Ai... ai... tantas saudades que tenho dos humildes e generosos conselhos seus, das suas receitas deliciosas e das suas fotos simples e tão esclarecedores (e também de paisagens lindas por onde passava e partilhava com os seus leitores).

Adiante... fiz ontem estes filetes para o jantar.
O meu marido foi à pesca e apanhou vários e ENORMES peixes desses (qdo vi os peixes pensei para mim: "que porcaria é esta? que peixes estranhos... tenho nojo disto! como é que vou comer isto? não tenho coragem de dizer isto ao meu marido!!!")

FELIZMENTE... fiz uma pesquisa na net e vim dar aqui! Fiz os seus filetes e ficaram DIVINAIS!!!
Até a minha filha se lambuzou...

Obrigada!!!
Beijinhos e abraços!