quarta-feira, abril 12, 2006

AZEITE AROMÁTICO












Quantas vezes já lhe aconteceu não fazer um determinado prato,que por acaso até está a desejar comer,mas não tem vagar,ou não lhe apetece descascar e,picar os alhos e as cebolas necessários para a feitura do petisco?Então,naquelas ocasiões em que faz esta operação e lhe sobra tempo,descasque e pique uma quantidade maior do que aquela que necessita,coloque num frasco de vidro e encha com azeite.Agora,quando precisar é só ir ao frigorifico e,tem a cebola já pronta a utilizar(pode até fritá-la préviamente).Com os alhos pode fazer o mesmo,dentro de um frasco e cobre-os com azeitinho.Assim,além dos alhos para confeccionar os seus cozinhados,tem também azeite aromatizado que lhe serve para temperar saladas,bacalhau,etc.Mas atenção!não se esqueça dos frascos no fundo do frigorifico,porque nem a cebola,nem os alhos,e nem sequer o azeite,duram eternamente.

13 comentários:

EMN disse...

Lindo!!! Nunca tinha pensado nisso. Que engenhoso!!!

É uma boa maneira de ter azeite aromatizado, uiiiiiiiii ca bom!!

emn***

Amélia disse...

Que boa ideia Mestre!
No outro dia ensinaram-me a passar as mãos por água fria para tirar o cheiro do alho, depois de o descascar... e resulta!
:O)

Pluma(princesavirtual) disse...

Gostei desta dica :) A minha empregada muitas vezes descasca-me alhos e coloca-me numa tigela no frigorifico. Mas se não tiverem uso acabam por «grelar».
Vou-lhe passar isto :D Boa páscoa beijos (recatados)

Elvira disse...

Excelente ideia, Kuka!

Sandra J. disse...

Eh eh eh!
Estou a ver que somos "parecidos". Eu sou muito preguiçosa e costumo fazer isso ;)
Bjs e Boa Páscoa

abelha maia disse...

Ai que ideia genial!!!!
Fiquei fã, vou tratar imediatamente disso! Em relação ao cheiro do alho nas mãos (também tenho o mesmo problema com a cebola) já tentei tudo, passar as mãos por água fria, esfregar com faca, etc.etc. mas o cheiro é persistente

kuka disse...

É verdade!é dificil retirar esses cheiros.Nem sei se existe algum método eficaz.Até hoje só conheço um produto que me tira esses cheiros.Quando como sardinhas(com a mão).só há uma coisa que me tira o cheiro,é o Sonasol Magic.Experimentem.

Nina disse...

Feliz Páscoa recheada de mta Paz com amêndoas e ovinhos :)

Beijinhos

Paula Nogueira disse...

Você é simplemente espetacular, sabia? Já lhe tinham dito isso???
Que ideia espetacular!
MUITO OBRIGADO!!!!

Mim disse...

hummmmmm, fantástico.
Adoro o sabor do alho na comida, acabo sempre por comprar congelado para não ter que o descascar, mas agora com esta dica vou ter sempre o alho prontinho e azeite já com o sabor.
Já estou a imaginar as minhas açordas que vão ficar maravilhosamente a saber a alho.
;)

Teresa Queiroz disse...

EXCELENTE IDEIA!!!!!!

muito obrigada nunca tinha pensado nisso...

adorei as receitas
parabens

Anónimo disse...

Gostava de saber que ervas se podem colocar no azeite para o conservar e dar paladar diferente; desde que estive em Espanha habituei-me a (em vez de manteiga) pôr a zeite no pão mas já comecei a ter sempre uma garrafinha "a postos" colocando alho. No entanto sei que há mais combinações possiveis.Agradeço as suas sugestões.

kuka disse...

Anónimo,você pode aromatizar o azeite com qualquer erva aromática.Funcho,oregãos,coentros,segurelha,etc,etc.