sexta-feira, abril 14, 2006

ARROZ DE CAMARÃO DO KUKA



É um prato delicioso e acessível económicamente(o camarão está pouco mais caro do que a sardinha e muito mais barato do que o salmonete,por exemplo).Ponha a água ao lume,cuidado com o sal porque a água vai servir para cozer o arroz.Passe os camarões por água para lhes retirar o gelo(assim quando os mergulhar,ela vai retomar a fervura mais rápidamente),e meta-os,só quando esta entrar em ebulição.Quando recomeçar a ferver,conte mais ou menos 2 minutos para camarões médios(tamanho 40/60 ou 60/80).descasque e ponha as cascas e cabeças a ferver na mesma água que os cozeu,durante pelo menos meia-hora .Se quer espevitar o sabor do marisco,triture com a varinha.Mantenha este caldo ao lume enquanto faz o arroz.
Agora,refogue cebola e alhos picados em azeite,salteie o arroz,um pouco de tomate pelado ou calda(o tomate é opcional),junte o caldo resultante da cozedura dos camarões,coado por um passador de rede fina e,quando estiver quase cozido junte alguns camarões inteiros que vão dar algum colorido ao prato,e finalmente os descascados.Este arroz deve ser servido"malandrinho",por isso ponha mais liquído do que o normal.O ideal é ir adicionando o caldo à medida que vai cozendo,assim não corre o risco de ficar malandreco demais.Depois é meter coentros picados(umas gotas de molho inglês dão um toque especial)transportá-lo rápidamente para a mesa e,começar a comer porque este arroz não tem espera.
Ah!um pouco de piri-piri se gostar.

Para quem não sabe:as medidas 40/60,quer dizer que 1kg tem entre 40 e 60 camarões,20/30,entre 20 e 30 camarões.Assim,quanto mais alto é o número,menores são os bicharocos.

13 comentários:

Valentina disse...

Voce combinou duas paixões minhas: camrão e arroz. Feliz Páscoa Kuka!!

Paula NoGuerra disse...

Com ideia destas acho que vai engordar a malta toda :-)
Mas como eu não sou nada maluca por camarões... Jesus... que delicia... hei-de experimentar sim senhor... Eu adoro esse bichinhos de bigodes de qualquer maneira por isso... tenho de fazer isto para o meu paizinho...
OBG

alyia disse...

xxiii apesar de ainda estar cheia do almoço... isto abriu-me o apetite :)
Acho que arroz de marisco é o unico que eu consigo fazer e sair comestível :(

Boa Páscoa ***

Anónimo disse...

Olá Kuka, o meu email é:
emperial@sapo.pt
Beijinhos e obrigada pela atenção,
Dani

O Chaparro disse...

excelente idéia e aspecto.
desejo te uma boa semana

Anónimo disse...

OI, Kuka! Estes camarões estão com uma cara ótima! Um abraço.

Unknown disse...

aia ai ai nham nham... quero uma fatia disso ;)

Smas disse...

É tão engraçado falar em camarões congelados. Aqui deste lado isso
é impensável para os chineses, têm de estar vivos e a saltar. E eu não gosto nada de os ver assim vivos, a mexer e a ser postos na panela :(
Bjs

Elvira disse...

Que arrozinho mais delicioso!

Anónimo disse...

Este arroz deve ficar delicioso :D
beijos (recatados)

Carla Santos Alves disse...

Que bom aspecto1!!!!

Tenho te visitado várias vezes ...gosto imenso da tua comida...quer dizer do aspecto...!!

Gostava de mais ideias para saladas e peixinho!( não como carne!)

Bjs

Carla

Anónimo disse...

Ai Kuka, este arroz!
Não passa deste fim-de-semana!
Olhe, se não for muito atrevimento da minha parte, ando louca para saber como se faz a massa das quiches! Nunca acerto! Se não estiver nos seus planos postar sobre isso, ou se já postou e eu ainda não vi, diga-me só onde está, ou então, se não for muito incomodo, diga-me para emperiaç@sapo.pt. As que faço desmancham-se todas ou ficam enqueijadas!
Beijinhos da Dani

Anónimo disse...

Queria dar-te os meus parabéns pela tua comida adorei e vou imprimir tudinho para experimentar em casa . Adoro cozinhar !!!

Jinhos