sábado, setembro 16, 2006

AMÊIJOAS NA CATAPLANA




Não há dúvida! Este é um dos mais emblemáticos pratos da culinária Algarvia.
A cataplana é uma espécie de tacho, formado por dois recipientes côncavos, sobrepostos e ligados por uma espécie de dobradiça, em que um serve para a confecção dos alimentos e o outro serve como tampa. São normalmente de cobre e é preciso um enorme cuidado para que não perca a película de estanho que reveste o seu interior e que evita que os ingredientes se peguem. Na prática é impossível (pelo menos para mim) lavar bem estes artefactos sem que os alimentos se "agarrem" quando as utilizamos posteriormente.
Pessoalmente (assim como os cozinheiros que conheço e com quem troco impressões), preparo a confecção numa frigideira e só depois de quase terminada, a deixo deslizar suavemente para dentro da cataplana.

.


Presunto (ou bacon) cortado em pequenos cubos, também chouriço se gostar, cebola em meia-lua fininha, alho picado e azeite. Refoga até alourar, junta tomate e pimento cortados em cubos, sal, pimenta, um raminho de salsa e uma folha de louro, refresca com um pouco de vinho branco (seco de preferência), junta um ramito de coentros e as amêijoas, flameja com um cálice de brandy (muito cuidado com esta operação, nunca deite directamente da garrafa), tapa a cataplana e quando as amêijoas abrirem não deve estar mais tempo ao lume.

Normalmente, e para tornar o prato mais substancial, antes de juntar as amêijoas, meto também alguns rojões e acompanho com batatas fritas em cubos.

Muito cuidado com o sal porque além do presunto que normalmente contém algum, também as amêijoas ao abrir, libertam água salgada.

Posted by Picasa

E pronto! É muito simples!

Apenas um conselho: Cuidado com as amêijoas que vai utilizar. As melhores são as do Algarve! De Alvor ou de Olhão. As outras...experimente abrir duas ou três antes de as juntar ao petisco. Se tiverem areia estragam-lhe a "caldeirada".

E se não tem uma cataplana não se preocupe. Este é um dos pratos onde se prova que "os olhos também comem", porque na realidade é só "P'ra Inglês ver". Faça num tachito com tampa e vai ver que é a mesma coisa.

21 comentários:

L disse...

hummmmmmmmmm, já ia umas ameijoazitas. hummmmmmmmm

O mestre tem este poder sobre os seus leitores. Deixá-los com à gua na boca.

Jokas e bom fim de semana

emn***

Anónimo disse...

Isso é que é comidita.

Adoro cataplana e, dizem, faço muito bem (convencidita q.b.), mas nunca me deu para lhes pegar fogo.
Da próxima, ligo pós bombeiros e experimento. Convém prevenir.
Aneijoita, de facto a do rio d'Alvor... é um must, mas tb me safo bem aqui no viveiro ao lado.
sabe-se lá se não virão daí!
Bjito

kuka disse...

Obrigado emn. Bom fim de semana tambem p ti.

Já tava com saudades da Tareca. Hj ia escrever email. Bom fds.

Mónica disse...

olá Kuka,

muito obrigada pela receita da cataplana.
Acredita que tenho uma desde o Natal e ainda não a experimentei :-/

Tenho de convidar a sogra (foi ela que a ofecereceu) e fazer um tamboril com ameijoas e gambas

;-)

Beijinhos e obrigada!

Smas disse...

Eu nem gosto de bichos de conchas mas ao ler esta receita fiquei de água na boca...
Bjs

Elvira disse...

Sem dúvida uma das minhas comidas favoritas! Obrigada por me teres lembrado, Kuka! :-)

colher-de-pau disse...

Ai que bom!!!
Deu-me cá uma vontade de as preparar....se as encontrar à venda, vou preparar esse petisco para o fds!

eu mesma! disse...

depois de ler a sapateira recheada, leio as ameijoas na cataplana e fico com tanta fome que vou ter de ir almoçar mais cedo...

Anónimo disse...

Não conheces aquele produto milagroso de lavar as cataplanas por dentro sem precisar de esfregar? (as brancas, claro)
Mas se estragar ... vais ao Bexiga e compras outra. lol

MAR disse...

mestre kuka mas k grande cataplana k aqui tem!...maravilhoso mais uma receita de cataplana para juntar às outras!
beijinhos:*************************

K471 disse...

Oh Kuka, linda sapateira!
Mas para quando uma francesinha?
Aqui para os lados da terra da caldeirada de espada, sente-se saudades da grande francesinha e bem confeccionada.
Um bem haja!

Anónimo disse...

Oi Kuka... mesmo Peter, acho que sim, pelo menos pelo pouquinho que disseste dele pareceu-me. Ele não tinha um restaurante ali no Vale Verde?... Stressadinha xxx

Mixikó disse...

aiaiaiaiaiai...que maravilha....
vou experimentar fazer...estou a babar-me toda...ó kuka, parece tão fácil assim...

Gotinha disse...

Não dá para enviar em express mail aqui para leiria??!
Nham nham...
;-)

Eli disse...

Ah receita parece ótima e as fotos são de matar..rs

Anónimo disse...

Olá meu amigo, regressei de férias e vim aqui espreitar as novidades!
Ameijoas parece-me bem, mas a sapateira, hummmmmm!
Um abraço muito amigo da Daniela

Carla Santos Alves disse...

Ai a sapateira de baixo tem um aspecto....não sei se aguento!!!

Oh pá eu estou grávida...isto não se faz depois fico pr'aqui com água na boca.

Bjs

Carla

Anónimo disse...

Olá Kuka, como é que um bom cozinheiro diz que Cataplana serve "para ingês ver"? "Qualquer tachito com tampa" substitui a Cataplana? Podes ser muito bom cozinheiro mas foste muito infeliz no que disseste, apesar de te congratular por a inserires no teu rol de receitas. Para não agarrar utiliza lume brando pois o cobre tem propriedades de condução de calor que só a Prata bate, cozinho cataplana á muitos anos, utilizo a mesma a alguns anos e ainda está impecavel. O estanho sai, é verdade, mas com a utilização de materiais abrasivos no limpar, de outra forma (não resiste tanto tempo como o inox) aguenta muito tempo. Infelizmente, devido ao aumento do preço do cobre os fabricantes tiveram necessidade de começar a fabricar a Cataplana em aluminio, mas eu de facto, acho que o sabor final não é o mesmo, apesar do teu infeliz "para inglês ver". Continua com as tuas receitas, de preferencia tradicionais portuguesas, mas atenção aos comentários pois todos os utensilios de cozinha, principamente os tradicionais têm muita arte por trás, por vezes mais que o próprio cozinheiro. Um abraço.

kuka disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
kuka disse...

Amigo Marco, peça a alguém que lhe confeccione umas ameijoas na cataplana e ameijoas num tacho. Depois faça uma prova cega e se conseguir identificar sem sombra de dúvidas quais as que foram feitas na cataplana e as que foram feitas no tacho podemos conversar. Até lá não lhe dou razão. Um abraço respeitoso.

vieira calado disse...

Já passa da 1/2 noite.

Você, agora, deu vontade de comer qualquer coisa.

E que melhor do que ameijoas de aqui perto, da Ria de Alvor.

Na cataplana... ou no tacho...

Desde que haja um branco fresquinho...


Um abraço