terça-feira, maio 02, 2006

MASSA OU CALDA DE PIMENTO




Há alguns anos,não existia lar Alentejano ou Algarvio onde não se fabricasse este excelente e delicioso tempero.Primordial na cozinha tradicional destas duas provincias,indispensável no tempero e na conservação das carnes e na confecção dos deliciosos enchidos.
Os pimentos após amadurecerem e tomarem a cor vermelha,eram colhidos,cortados ao meio no sentido longitudinal,e retirados o pé e as sementes.Eram então acamados em caixotes de madeira,uma camada de pimentos e sal,nova camada de pimentos,mais sal,e assim sucessivamente até esgotar os pimentos ou a capacidade da caixa.Depois eram pressionados com algo pesado,normalmente uma prancha de madeira sobre a qual se sobrepunham pedras.Assim ficavam durante dois ou três meses enquanto iam libertando liquidos que escorriam através de frestas existentes no fundo dos caixotes.Findo esse tempo eram moídos e guardados em frascos,era a massa coberta com azeite e os frascos herméticamente fechados.Duravam um ano,normalmente até à próxima colheita de pimentos.

Hoje simplifico esta operação e cozo os pimentos em água,depois de cortados e limpos de sementes.Deixo escorrer bem a água e com uma faca pico-os finamente,metade deste picado passo no triturador,poderia moer tudo e ficar com uma massa fina,mas gosto de ver e sentir os pedacinhos de pimento na comida.Junto vinagre e bastante sal até provar e notar o sabor salgado,isto ajuda na conservação.Meto em frascos,e cubro com uma pequena camada de azeite afim de evitar o aparecimento de bolor.
É conveniente repôr o azeite de cada vez que se retira calda do frasco.
Muita atenção quando se utiliza esta massa na confecção da comida.É preciso lembrar-se que este ingrediente já tem sal.Faça a calda e experimente em pratos de carne ou peixe e vai ver como é deliciosa.

Pode adquirir esta massa em qualquer supermercado,mas faça-a você mesmo e,vai ver a diferença de sabor.

27 comentários:

Bífido disse...

Eu adoro pimento... e então na brasa... hum...

Tareca disse...

A minha avó fazia esta massa. A comidinha tinha outro gosto, oh se tinha!

la patissière disse...

Adorei esta massa!achei teu blog muito esclarecedor,parabéns!cotinue sempre assim.

valentina disse...

Kuka, que interessante. Vou anotar.

Didas disse...

Tenho um problema com os pimentos. Descasco-os sempre, juro! Não suporto a pele! Lol!

kuka disse...

Podes tirar a pele sempre.Basta que asses ou frites.Depois de cozidos também sai com alguma facilidade.Mas aqui na massa não notas a pele.

Paula disse...

Gosto muito do teu blog e das receitas que aqui publicas.

Eu adoro massa de pimentão, como não faço compro caseira e quado tempero alguma coisa provo sempre um bocadinho, o meu filho é igual quer sempre provar.

Dizer Mal disse...

Adoro as tuas sugestões!

Começei a ler o blog há pouco tempo, mas agora sempre que tenho tempo venho cá ver as sugestões para o jantar, e fico sempre deliciada.
Parabéns!

chalabi red disse...

boa receita esta, eu tenho a sorte de conseguir comprar boa massa de pimentão caseira , tanto no mercado de Estremoz como no de Tavira , e uso bastante para temperar .

Santa Cita disse...

Tambem gosto muito desta massa de pimentão e, para mal dos meus pecados, uso e abuso.

Raposa disse...

Desde já parabéns pelo blog! Tem sempre boas sugestões.
Em relação à calda de pimento, não passo sem ela! Sempre feita pela mãe, com os pimentos cultivados pelo pai (sou uma sortuda!) Para evitar as peles a minha mãe passa os pimentos depois de bem escorridos pelo pass vite. Fica com uma consistência óptima!

Insolente disse...

é so para deixar claro á malta e tal que oprazerdainsolencia tá vivo se bem que com alguma comixão no mindinho do pé esquerdo... mas pronto tá vivo... sem mais assunto, ora entao um grande bem haja

Sandra J. disse...

Humm, massa de pimentão.
Aqui é dificil comprar e não sabia fazer. MAs aqui nunca vi pimentos vermelhos.
Bjs

Albatroz2 disse...

Eu adoro pimentos....
Especialmente assados.
Vou anotar esta receita

Elvira disse...

Adoro! Mas ainda gosto mais da massa de malagueta açoreana (que é feita com um pimentão de lá, levemente picante). Tenho uma tia alentejana que prepara maravilhosamente massa de pimentão.

boss disse...

Tenho que experimentar

Pluma(princesavirtual) disse...

esta vou experimentar...sendo eu filha de alentejanos conheço de sobeja este ingrediente :D beijos

Baby disse...

Olá Mestre Kuka:
Que bom é saborear os teus petiscos.
Quem me dera ter essas habilidades para degustar tanta coisa boa da cozinha algarvia e alentejana.
Assim só pode ser de vez em quando pois todos nós, com este governo, estamos a perder o bem estar que Abril, uma dia nos ofereceu.

eu disse...

Eu costumo cortar os pimentos em cubinhos, congelar e usar quando preciso. É rápidido e eficaz mas dessa maneira deve ficar ainda melhor...

Baby disse...

Kuka...não me digas que és de Lagos? Uau...
Já vi as Maias do mercado, sim...
Obrigada pela visita e pela ajuda que nos dás com as tuas deliciosas receitas...
beijinho,
Baby

Dra.Daniela Mann disse...

Acabei de aprender uma coisa consigo, no blog do Bífido!
Stragonoff!
Beijinhos, tenho saudades suas!

Dra.Daniela Mann disse...

Kuka, obigada pelo comentário! Fiquei feliz por saber que me disita todos os dias! Eu só sei quem me vê pelos comentários, mas fiquei muito feliz!
Sabe que volta e meia tento fazer algumas receitas suas, é cá com cada petisco! Mas de certeza que nunca tão saboroso como preparado por quem sabe!
Um abraço para si e para toda a sua família da amiga Dani!

Dra.Daniela Mann disse...

Kuka, obigada pelo comentário! Fiquei feliz por saber que me disita todos os dias! Eu só sei quem me vê pelos comentários, mas fiquei muito feliz!
Sabe que volta e meia tento fazer algumas receitas suas, é cá com cada petisco! Mas de certeza que nunca tão saboroso como preparado por quem sabe!
Um abraço para si e para toda a sua família da amiga Dani!

Fezoca disse...

que maravilha!
esse oimento eh o pimentao vermelho?
beijos, Kuka!

Anónimo disse...

Olá, kuka, gosto imenso do seu blog. Adoro os seus conselhos de culinária e devo dizer que já aprendi muita coisa desde que o consultei a primeira vez. Então esta massa de pimentão deve ser óptima...

Lála disse...

adorei o seu blog,as receitas são deliciosas e tentadoras.Bjs

filipa disse...

Olá..
Eu passei por o site só para dizer que adoro as receitas e que acho bem que pusesem aki um site com receitas portuguezas e variadas...
Um comprimento para a pessoa que organizou isso td e o resto.. muitos abraços ...FILIPA