sábado, fevereiro 25, 2006

POLVO À MINHA MODA


Conheço três maneiras de"amolecer"o polvo.Uma é:bater no bicharoco(a minha avó,utilizava uma cana).Outra,é mergulhar na água fervente,retirar,tornar a mergulhar repetindo três ou quatro vezes o processo.Ainda outra,que é a que eu utilizo porque obtenho melhores resultados,é a congelação do octopode por alguns dias.Qualquer destes procedimentos quebra as fibras,tornando-o mais macio.
Separo os tentáculos inteiros.Alouro cebola picada(quanto mais cebola melhor,sem exageros)e alho também picado,em azeite,junto um pouco de pimentão doce e alguma água.Num copo,misturo vinho tinto,tomate pelado,piriri e trituro com a varinha mágica(até pareço o mágico que aparece por aqui nalguns blogs.lol),junto ao refogado e quando ferver entra o polvo.Se cozer na panela de pressão,será mais ou menos por 35minutos.Depois meto num tabuleiro com batatas cozidas,se o molho for muito,reduzo-o ao lume até que concentre todo o sabor e despejo por cima do preparado.Levo ao forno mais ou menos meia hora,quando as batatas aloirarem está bom.Salsa picada e bom apetite.
É preciso muito cuidado com o sal,o polvo é salgado e recomendo que o ponham(se for necessário)apenas depois de cozido e provado.
Não forneço as quantidades porque não as sei exactamente,mas se acharem necessário darei valores aproximados.

15 comentários:

Rui Pedro disse...

Excelente aspecto!
O polvo fica cozido e tenrinho, pronto para ser utilizado numa salada, se for 3 ou 4 vezes à agua fervente?
E não se corre o risco do polvo vir a enrijecer por estagiar no forno durante meia hora com as batatas?

kuka disse...

Depois de ir 3 ou 4 vezes à agua vais ter de deixá-lo a cozer durante algum tempo.Para fazer salada o polvo estará cozido ao fim de mais ou menos 15 minutos,a partir daí fica rijo novamente,e só está cozido ao fim de mais de 1 hora.Depois desta segunda cozedura,podes por no forno que já não fica duro.

Pseudo disse...

óptima sugestão para o almoço de amanhã, já que hoje o comprei congelado :)

Valentina disse...

Que bonito que ficou este prato.Nunca preparei polvo. Talvez deva fazê-lo em breve.

kuka disse...

Tá boa!Eu a pensar que tinha acontecido alguma coisa com a Valentina e,eis que ela aparece.Ainda bem.

Unknown disse...

Nham nham... também andas sempre na roça.. ;)

Anónimo disse...

Adoro polvo ...há muito tempo que não faço...
Tenho sempre duvidas como o devo cozer, para não ficar duro.
Vou ver se fixo as tuas dicas.

beijos (recatados) da Princesa

O Chaparro disse...

gosto muito de polvo. é uma boa receita

Elvira disse...

Parabéns! De cada vez que venho parar a este blogue, fico com uma fome danada! gosto muito de polvo, mas nunca o cozinhei. Agora, com esta deliciosa receita...! :-)

Anónimo disse...

Ola Kuka tudo bom , nossa deu fome ao entrar , mas bom estou passando para te convidar a retornar no meu blog estou comemorando minhas 1000 visitas e fiz uns presentinho para os amigos te espero lá, eu adoro bacalhau já experimentou ele com arroz?
beijos no coração
Anaclá

Maré Viva disse...

Olá cozinheiro excelente:
Ainda por cima algarvio.
Pouco percebo de cozinha, e tenho pena, mas a minha companheira de blog é uma excelente cozinheira e, não leves a mal, vai plagiar-te na confecção de alguns pratos, para consolo e aconchego do meu estômago esfomeado e guloso.
Um abraço
Mouro do Barlavento

Maré Viva disse...

Oi Kuka, adorei conhecer-te!!! e ainda por cima ensinas a cozinhar...que bom, adoro aprender os truques dos bons cozinheiros. O Mouro diz que eu cozinho bem, mas se calhar é só gentileza dele.
Sou muito insegura, quando tenho visitas! Vou ser fã do teu blog e uma aluna atenta...
Jinhos da
Baby

Didas disse...

Eu prefiro a da congelação até porque já o compro congelado e assim escuso de mexer muito no bicho, que me faz uma certa impressão, lol!

Anónimo disse...

e eu que estava a pensar meter-me num curso de culinária (eu sou tipo aquele gajo do anuncio que nao sabe estrelar um ovo), vou sacar daqui umas ideias para cozinhar para a miuda, espero que ela nao me troque por um chef conceituado... ora entao um grande bem haja

kuka disse...

Talvez hipnotizado,como o do anuncio.LOL!