sexta-feira, dezembro 01, 2006

NUVENS DOCES



Era por este nome que conhecíamos as farófias.
Claras batidas em castelo com açúcar e cozidas rapidamente em leite também doce. Faziam lembrar nuvens, muito leves e brancas, flutuando numa doce e aromática calda de açucar e leite.


Hoje faço-as com mais algum requinte e também uma maior dose de colesterol.

É normalmente um aproveitamento de claras que me sobram de outras preparações em que só utilizo as gemas. Assim, parto mais dois ou tres ovos, junto as claras todas para as nuvens e reservo as gemas para a calda.

Bata as claras em castelo e, quando estiverem bem firmes junte açúcar a gosto. Numa caçarola aqueça leite com casca de limão, um pau de canela e açúcar (para seis ou sete claras, cerca de um litro de leite. O açúcar é sempre a gosto). Quando o leite ferver reduza a temperatura do fogão de modo que fique num suave fervilhar, com uma colher vá retirando pedaços das claras e mergulhando no leite, cerca de 20 ou 30 segundos, volte-as e após mais 20 ou 30 segundos retire-as para um passador. Vá aproveitando o leite que escorre das farófias e reponha-o na caçarola.

Quando estiverem todas cozidas, retire o leite do lume, deixe arrefecer um pouco e, numa tigelinha com um pouco de leite, desfaça farinha maizena (para estas quantidades, uma colher de sopa está bem), misture as 2 ou 3 gemas de ovo que reservou e, leve novamente ao lume mexendo bem para engrossar o molho, sem deixar ferver.

Posted by Picasa

E pronto! Despeje por cima das farófias, polvilhe com canela e coma, morninhas ou frias.

27 comentários:

Acilina disse...

Aproveitamento de claras é um assunto que também já tenho "investigado". Sobretudo nesta altura do ano, em que sabe bem aqueles docinhos tão bons, mas que levam muitíssimas gemas. Em tempos fiz uma lista... mas não a encontro. Ainda procuro a receita de claras ideal.

Anónimo disse...

Desde sempre houve farófias no meu Natal, cobertas com leite creme e canela.

Quanto ao aproveitamento de claras, para a Homoclinica, Molotov é uma boa solução.

Anónimo disse...

ai... ai... o colesterol! ihihih

eu gosto delas bem fresquinhas e com muita canela, hummm...

Anónimo disse...

Essa é que não Kuka, farófias .. blhec!!!!

Homoclinica, tenho algumas sugestões, vou enviar-te por mail.

Paula disse...

Apetece meter a colher... :)

kuka disse...

Homoclinica, tenho algumas sugestões para aproveitamento de claras, mas por aquilo que leio aqui nos comentários, vai haver por aí uma invasão maciça de receitas.

É isso floreca, molotov essa bomba caseira é uma das soluções.

Mónica, o colesterol e não só, mas também...

Pois é, já vi que a menina é "debicosa".

Ora essa menina Paula. Esteja à vontade.

Anónimo disse...

Simplesmente delicioso adoro farófias

Anónimo disse...

Olhe que não, olhe que não!
Mas pronto tb tenho direito a não gostar de alguma coisita.
Eu até como mas ...

Anónimo disse...

Adoro farófias. E no Natal não podem deixar de estar à minha mesa.
O colesterol só está nas gemas. O segredo é comer as farófias com pouco creme.
Também! Um dia não são dias!

Eurydice disse...

Ao contrário do que foi dito, não me parece que as farófias sejam tão "colesterólicas" assim, visto não levarem manteiga: é só a gordura das 2 ou 3 gemas. Haverá alguma outra sobremesa tão inocente desse ponto de vista? Só se for mesmo o molotov!... ;)

Fáceis e rápidas de fazer, deliciosas, gosto de pôr uma casquinha de laranja no creme. Sou completamente fã!...:)

Smas disse...

Humm, o meu irmão adora, eu nem por isso.
Olha tenho um post lá no meu cantinho com o título de esparregado: vai lá meter a colher que dicas de um profissional são sempre benvindas.
Bjs

jp diniz disse...

Bufas de lobo, era o nome que davam às farófias lá para os lado da casa da minha avó paterna .

Anónimo disse...

Não gosto muito de nuvens mas lá em casa há quem goste muito, regadas com leite creme (das gemas).
Bejinhos.

Anónimo disse...

aiiii adoroooo adorooo farófias...bolas agora fiquei aqui a babar!!!! buáaaaaaa

Beijinhosss :)

Carla Santos Alves disse...

Que maravilha...fiquei com água na boca!!!!

Bjs
Carla

Gotinha disse...

Hummm... tão bom aspecto!!!

Cinara disse...

Adorei o seu blog, Kuka! É uma verdadeira aula de culinária... Preciso explorar mais o seu blog, porque adoro doces portugueses.
E parabéns pelas fotos belíssimas!

Inha disse...

Consegues deixar a gente com água na boca... até parece que lhes sinto o cheiro!:)

Anónimo disse...

Este seu espaço é mesmo imperdível!!! Literalmente, delicioso!

O Chaparro disse...

sabe bem.

e k tal ensinares-me a fazer torresmo, pra bem do colestrol, claro. adoro, ja ouvi k nao é dificil de fazer e aki em faro nao se ve muito.

abraço e bom fds

eu mesma! disse...

hummmm adoro farófias!! até já me está a crescer água na boca...

Rui Pedro disse...

Finalmente percebi a magia da varinha mágica

Anónimo disse...

Eu adoro umas boas farófias!

Itza disse...

Affffffffff que delícia esta receita! Já tenho anotada para provar! Amei teu blog! Parabéns! Carinhos.

Clau disse...

Parece ser muito bommmm!!!!amei teu blog, o único doce com claras que já fiz e adoro é o tradicional pudim de claras, mas com certeza vou provar essa receita!!!Parabéns!

candida disse...

se é da homo, bou cupiar.

:) kixes de queixo.

Anónimo disse...

as minhas farófias são 1 bocadinho diferentes. Não adoço as claras nem o leite onde as cozo.
Mas se faço para aí 12 claras preciso de no mímimo 10 gemas para o molho e uso só uma colherinha de café de maisena e muito açucar . Para aí uns 700 gr...
Quase 2 litros de leite gordo ( se não fôr gordo não fica bem...)
Fica muito agradável o contraste das claras (bem cozidas) sem qualquer açúcar com o molho macio e bem doce...Depois polvilho com canela como toda a gente.