sexta-feira, Dezembro 08, 2006

LASANHA VEGETARIANA

É um dos poucos pratos vegetarianos que aprecio. Talvez porque goste muito de massas ou porque gosto do molho. Acho até que gosto mais desta do que das de carne.



É muito simples de fazer.
Refogo levemente alho e cebola picados, em azeite. Junto folhas de espinafres bem lavadas, deixo refogar mexendo com a colher, até que percam o volume e misturo tomate picadinho, bocadinhos de cenoura, de couve-flor, enfim...os legumes que tiver à mão. Cubro com água e quando estão cozidos junto cogumelos laminados e rectifico os temperos.


Leite, cebola, cravo-de-cabecinha e louro, ao fogo numa panelita. Num tacho, manteiga ou margarina que depois de derretida polvilho com farinha de trigo peneirada. Vou mexendo e regando com o leite coado através de passador de rede. Sempre vigorosamente mexido com vara de arames de modo a não ficar com grumos. Se isso acontecer recorra à varinha trituradora, _ ou não fosse ela mágica _. Tempero com sal pimenta e noz-moscada. Por vezes também junto natas.


Posted by Picasa

Numa panela com água fervente, meto sal e as folhas de lasanha. Não mergulho na água todas ao mesmo tempo. Introduzo-as no líquido com intervalos de 5 ou 6 segundos entre cada uma, para evitar que se colem umas às outras. Se as cozer em bastante água, não preciso juntar óleo ou azeite. Deixo-as cozer cerca de 10 minutos, dependendo da marca da pasta. Para doses individuais (como na foto) corto as folhas ao meio de modo a que fiquem quadradas.

No fundo de um recipiente que suporte altas temperaturas, barro o fundo com bechamel, ponho uma folha de massa, uma colherada de molho de legumes, outra folha de lasanha e assim sucessivamente até cinco ou seis pisos (não construa o prédio muito alto porque pode não caber no forno.LOL!), cubro com o molho bechamel, parmesão ralado e ponho a gratinar na torradeira do pão que é o aparelho que mais calor dá na minha cozinha. Como você provavelmente não tem uma torradeira destas, gratine num forno com grill, ou mesmo num forno normal, bem quente e o mais acima que a grelha permita.

17 comentários:

Laranja com Canela disse...

Que bom aspecto!

Anónimo disse...

Huuummm fiquei com a boca cheia de água.Eu costumo a fazer com carne moída ou frango desfiado mas, essa superou todas pelo menos pelo aspecto.

Anónimo disse...

Ai kuka quero uma fatia, não consigo parar de salivar delicioso .

turbolenta disse...

Olá KUKA
Venha daí a lasanha toda.Por acaso adoro lasanha. mas não faço muitas vezes.
Mas feita por um bom profissional não tem nada a ver com a minha, certamente.
Um destes dias prometo experimentar.

OLHA:
O meu marido anda a ver se me convence a fazer dobrada.EU ODEIO!!
e JÁ TENHO FEITO MAS ATÉ O CHEIRO ME ENJOA.....uh:uh:::::::::
Para não cheirar tanto, eu lavo, lavo, esgrego,esfrego, com água,sal, laranja e depois tenho água bem quente.Ponho aquela coisa em água a ferver um bocado.Tiro aquela e ponho outra água a ferver.Tapo e faço isto mais uma ou 2 vezes.Depois é que cozinho com os temperos.
Mas...mesmo assim....
bem...já não tem aquele cheiro horroroso mas.....decididamente não gosto.....
Como é a melhor maneira de a cozinhar??podes dizer-me para eu... finalmente a fazer e ver se a como??
bjs
bom fim de semana

kuka disse...

Turbolenta, eu não gosto de dobrada. Mas tenho em casa quem gosta muito. Na verdade também não suporto o cheiro por isso raspo-a muito bem com uma faca, lavo-a muito bem como tu dizes e cozo-a em 4 ou 5 águas até que desapareça o cheiro. Existe um restaurante em Lagos, cujo proprietário é do Norte e que me confidenciou que lava a dobrada(especialidade do seu restaurante) na máquina de lavar roupa, com lixivia(juro que isto é verdade). Não sei porquê, mas nunca mais comi lá.
A minha vizinha Tareca conhece o restaurante.

Tareca disse...

Kuka!!!!
Na me digas que é aquele ao pé donde me viste no outro dia!

Eu, à dobrada, além daquelas coisas todas que a turbolenta usa, acrescento rodelas de limão

kuka disse...

Naaaa. Esse é restaurante??? é em Stº Amaro.

Anónimo disse...

Hummmmmm! Vou experimentar.

Ó Kuka, eu adoro dobrada mas por favor, levanta-me a ponta do véu sobre esse tal restaurante aqui de Lagos para eu não ir lá mais.
Bjs.

Tareca disse...

Pois não Kuka, não é. Mas, como falámos há dias, tb é um pouco a atirar pá bagunça! Mas assim, St. Amaro, já se me fez luz! Bolas, ainda bem que avisaste!

o avental disse...

Às vezes também faço lasanha, não por causa dos legumes, mas por causa do bechamel, do molho de tomate, da massa. De verduras nunca fiz, embora estas, como o Mestre e todos sabemos, também puxem carroça :)

Quanto à dobrada, se há sítio onde a possa comer é nesse restaurante. Não lembrava ao Diabo lavá-la na máquina e, ainda por cima, desinfectá-la com lixívia. O chato do achado é se, além das tripas, também lava nela as cuecas. LOL!

Elvira disse...

Também costumo fazer. É muito boa, esta lasanha.

Anónimo disse...

Que delícia Chef!
aquela fotografia ali de cima (folhada) está a chamar por mim... LOOLl
beijinhos

Anónimo disse...

Está com optimo aspecto que hei-de experimentar sim senhor.
Obg
Bjs

Anónimo disse...

Encontrei o blog certo para o que eu não sei fazer : cozinhar !
Gostei mt do que li :)**

Caty disse...

Adorei este blog, vou passar a vir aqui mais vezes! Parabéns ao chefe!

Nika disse...

Nice..... Very nice....... mmmmmmmmmmmmmmmmmmmmh!

Lilith disse...

Bemmmmm ó Kuka, eu que sou uma mecinha que nunca padeço de fastio, quando venho aqui e vejo os teus petiscos, só me apetece é sair disparada e ir comer a 1 ou 2 restaurantes que eu conheço e que são bons. Possa pá fico sempre de água na boca!