sexta-feira, dezembro 08, 2006

LASANHA VEGETARIANA

É um dos poucos pratos vegetarianos que aprecio. Talvez porque goste muito de massas ou porque gosto do molho. Acho até que gosto mais desta do que das de carne.



É muito simples de fazer.
Refogo levemente alho e cebola picados, em azeite. Junto folhas de espinafres bem lavadas, deixo refogar mexendo com a colher, até que percam o volume e misturo tomate picadinho, bocadinhos de cenoura, de couve-flor, enfim...os legumes que tiver à mão. Cubro com água e quando estão cozidos junto cogumelos laminados e rectifico os temperos.


Leite, cebola, cravo-de-cabecinha e louro, ao fogo numa panelita. Num tacho, manteiga ou margarina que depois de derretida polvilho com farinha de trigo peneirada. Vou mexendo e regando com o leite coado através de passador de rede. Sempre vigorosamente mexido com vara de arames de modo a não ficar com grumos. Se isso acontecer recorra à varinha trituradora, _ ou não fosse ela mágica _. Tempero com sal pimenta e noz-moscada. Por vezes também junto natas.


Posted by Picasa

Numa panela com água fervente, meto sal e as folhas de lasanha. Não mergulho na água todas ao mesmo tempo. Introduzo-as no líquido com intervalos de 5 ou 6 segundos entre cada uma, para evitar que se colem umas às outras. Se as cozer em bastante água, não preciso juntar óleo ou azeite. Deixo-as cozer cerca de 10 minutos, dependendo da marca da pasta. Para doses individuais (como na foto) corto as folhas ao meio de modo a que fiquem quadradas.

No fundo de um recipiente que suporte altas temperaturas, barro o fundo com bechamel, ponho uma folha de massa, uma colherada de molho de legumes, outra folha de lasanha e assim sucessivamente até cinco ou seis pisos (não construa o prédio muito alto porque pode não caber no forno.LOL!), cubro com o molho bechamel, parmesão ralado e ponho a gratinar na torradeira do pão que é o aparelho que mais calor dá na minha cozinha. Como você provavelmente não tem uma torradeira destas, gratine num forno com grill, ou mesmo num forno normal, bem quente e o mais acima que a grelha permita.

17 comentários:

Laranjinha disse...

Que bom aspecto!

Anónimo disse...

Huuummm fiquei com a boca cheia de água.Eu costumo a fazer com carne moída ou frango desfiado mas, essa superou todas pelo menos pelo aspecto.

Anónimo disse...

Ai kuka quero uma fatia, não consigo parar de salivar delicioso .

turbolenta disse...

Olá KUKA
Venha daí a lasanha toda.Por acaso adoro lasanha. mas não faço muitas vezes.
Mas feita por um bom profissional não tem nada a ver com a minha, certamente.
Um destes dias prometo experimentar.

OLHA:
O meu marido anda a ver se me convence a fazer dobrada.EU ODEIO!!
e JÁ TENHO FEITO MAS ATÉ O CHEIRO ME ENJOA.....uh:uh:::::::::
Para não cheirar tanto, eu lavo, lavo, esgrego,esfrego, com água,sal, laranja e depois tenho água bem quente.Ponho aquela coisa em água a ferver um bocado.Tiro aquela e ponho outra água a ferver.Tapo e faço isto mais uma ou 2 vezes.Depois é que cozinho com os temperos.
Mas...mesmo assim....
bem...já não tem aquele cheiro horroroso mas.....decididamente não gosto.....
Como é a melhor maneira de a cozinhar??podes dizer-me para eu... finalmente a fazer e ver se a como??
bjs
bom fim de semana

kuka disse...

Turbolenta, eu não gosto de dobrada. Mas tenho em casa quem gosta muito. Na verdade também não suporto o cheiro por isso raspo-a muito bem com uma faca, lavo-a muito bem como tu dizes e cozo-a em 4 ou 5 águas até que desapareça o cheiro. Existe um restaurante em Lagos, cujo proprietário é do Norte e que me confidenciou que lava a dobrada(especialidade do seu restaurante) na máquina de lavar roupa, com lixivia(juro que isto é verdade). Não sei porquê, mas nunca mais comi lá.
A minha vizinha Tareca conhece o restaurante.

Anónimo disse...

Kuka!!!!
Na me digas que é aquele ao pé donde me viste no outro dia!

Eu, à dobrada, além daquelas coisas todas que a turbolenta usa, acrescento rodelas de limão

kuka disse...

Naaaa. Esse é restaurante??? é em Stº Amaro.

Anónimo disse...

Hummmmmm! Vou experimentar.

Ó Kuka, eu adoro dobrada mas por favor, levanta-me a ponta do véu sobre esse tal restaurante aqui de Lagos para eu não ir lá mais.
Bjs.

Anónimo disse...

Pois não Kuka, não é. Mas, como falámos há dias, tb é um pouco a atirar pá bagunça! Mas assim, St. Amaro, já se me fez luz! Bolas, ainda bem que avisaste!

avental disse...

Às vezes também faço lasanha, não por causa dos legumes, mas por causa do bechamel, do molho de tomate, da massa. De verduras nunca fiz, embora estas, como o Mestre e todos sabemos, também puxem carroça :)

Quanto à dobrada, se há sítio onde a possa comer é nesse restaurante. Não lembrava ao Diabo lavá-la na máquina e, ainda por cima, desinfectá-la com lixívia. O chato do achado é se, além das tripas, também lava nela as cuecas. LOL!

Elvira disse...

Também costumo fazer. É muito boa, esta lasanha.

Anónimo disse...

Que delícia Chef!
aquela fotografia ali de cima (folhada) está a chamar por mim... LOOLl
beijinhos

Anónimo disse...

Está com optimo aspecto que hei-de experimentar sim senhor.
Obg
Bjs

Anónimo disse...

Encontrei o blog certo para o que eu não sei fazer : cozinhar !
Gostei mt do que li :)**

Anónimo disse...

Adorei este blog, vou passar a vir aqui mais vezes! Parabéns ao chefe!

L. Mattos disse...

Nice..... Very nice....... mmmmmmmmmmmmmmmmmmmmh!

Lilith disse...

Bemmmmm ó Kuka, eu que sou uma mecinha que nunca padeço de fastio, quando venho aqui e vejo os teus petiscos, só me apetece é sair disparada e ir comer a 1 ou 2 restaurantes que eu conheço e que são bons. Possa pá fico sempre de água na boca!