sábado, outubro 28, 2006

O BACALHAU DO KUKA



Penso que esta é uma forma original de confeccionar o bacalhau. Nunca vi ninguém fazer e tampouco li em nenhum livro de receitas(mas admito que mais alguém tenha tido a mesma ideia). Fi-lo num dia em que nos apetecia bacalhau assado e o "fiel-amigo" estava tal e qual saíra da loja. Salgadíssimo.


Grelhei assim mesmo, sem o lavar sequer (assim não se pega à grelha), não assei demasiado, porque fica muito duro e difícil de lascar.

Mergulhei-o em água e retirei a pele e as espinhas. Fui mudando a água e espremendo suavemente (para não desfazer demasiado) o bacalhau, até que, provando, achei que estava no ponto, nem muito insosso nem muito salgado.


Posted by Picasa

Dispus o peixe no centro da travessa com batatas cozidas em redor e pimentos assados por cima. Em bastante azeite, fritei rodelas de alho e despejei por cima do bacalhau.

É para mim talvez, a mais deliciosa receita de bacalhau grelhado.

domingo, outubro 15, 2006

MIGAS COM CARNE DE PORCO



Fiz com entrecosto de porco, mas poderia ter feito com qualquer outra parte do animal. Como conheço e tenho"confiança" com os talhantes onde habitualmente compro a carne, peço (exijo) sempre carne de porca. Embora eles não comprem os porcos inteiros, pelas lombadas identificam o sexo do animal. É fácil através da próstata. Como os porcos não são castrados, a carne ao ser cozinhada tem cheiro a urina. Penso que toda a gente que já cozinhou carne de porco, se deparou com este horrivel odor.
A carne é temperada com: sal, pimenta, piripiri, (para dar um bocadinho de "brotoeja", como diz um vizinho meu), alho esmagado, louro, pimentão-doce, vinho branco e calda de pimento.
Após algumas horas (pode ser de um dia para o outro), é derretida banha de porco, e aí mergulhados os pedaços de carne, juntamente com a marinada.
Se há preferência por carne muito macia, é adicionada alguma água ao líquido da marinada. Isto vai prolongar o tempo de cozedura da carne tornando-a mais tenra. Após a evaporação destes líquidos, ficará apenas a banha que fritará e dará uma leve capa crocante que lhe confere um aspecto e sabor muito agradável.

As migas são o acompanhamento ideal (quanto a mim) para esta carne e, permitem o aproveitamento das sobras de pão. Este, é partido em pedaços e demolhado em água (de preferência, morna).

Numa frigideira ou tacho anti-aderente (o tacho é preferível, pela possibilidade de ser manuseado com ambas as mãos), são alourados num pouco da banha que fritou a carne: pedaços de bacon, rodas de chouriço e bocadinhos de pimento. O pão, depois de levemente escorrido, é misturado com o refogado, e bem mexido para que se incorporem a gordura (não demasiada) e os sabores. Agora, há que ter alguma destreza manual para ir formando e voltando, com o recipiente sempre ao lume, até que se torne num rolo dourado e estaladiço.

Posted by Picasa

É servido numa travessa, rodeado com a carne, e acompanhado com limão ou laranja.

Estas migas foram feitas com chouriço, bacon e pimento, mas existem outras combinações possíveis. Podem ser feitas apenas com o chouriço. Ou sem nenhuma destas coisas. Só com a gordura da fritura. Já as fiz só com pimento e ficaram óptimas. Um dia, farei um post de deliciosas "migas de bacalhau".

sábado, outubro 14, 2006

CREME DE CAMARÃO

Quando cozer camarões, pode aproveitar a água e fazer este creme. É muito simples e saboroso.

Como a água de cozer os camarões vai levar uma grande quantidade de sal, ponho apenas água suficiente para a cozedura. Assim, depois de retirar o marisco, posso acrescentar mais água afim de dessalar o caldo.
Como a maioria das pessoas não comem nada das cabeças, retiro-as e levo-as novamente ao lume durante alguns minutos (quanto mais tempo mais concentra o sabor) na mesma água em que cozeram os camarões. Passo pelo passe-vite ou trituro com a varinha-mágica e reservo, depois de coado por um passador de rede.


Torro um pouco de farinha de trigo. Meto a farinha num tacho ou numa frigideira e vou mexendo sempre até ficar com cor castanho-claro. Não deve ficar queimada.

Num tacho com azeite, refogo, alho e cebola picada, junto um pouco de tomate,pimenta, e depois de algumas mexidelas, misturo a farinha (se for demasiada o creme ficará muito grosso, se for pouca ficará aguado) envolvo muito bem no refogado e junto o caldo de camarão. Passo na varinha-mágica e sirvo com alguns camarões descascados e quadradinhos de pão torrado.

Posted by Picasa

Os camarões também podem ser cozidos (há até quem defenda que assim é que deve ser) em água com pouco sal e a seguir mergulhados em água fria bastante salgada, durante um ou dois minutos. Como gosto de os comer ainda morninhos, nunca faço isto.

Se gostar, pode juntar um pouco de natas antes de servir.

segunda-feira, outubro 09, 2006

ERVILHAS QUADRADAS




É um típico prato de Inverno desta zona. Feito com chícharos (aqui, ervilhas quadradas), uma espécie, cuja origem desconheço, e a lembrar vagamente o sabor do grão-de-bico, e com as carnes de porco (carne de ossos, assim lhes chamavam. As outras eram para chouriços, morcelas e para fritar na banha), e negras morcelas que, em tempos não muito longínquos eram retiradas cobertas de sal, do interior de enormes potes de barro. Era saborosíssima a carne. Hoje com a prática da congelação, desapareceram estas técnicas de conservação que forneciam à carne um indescritível e raro sabor, inigualável nos tempos de hoje.


Os chícharos são demolhados de um dia para o outro (tal como o feijão ou grão). As carnes (pode usar as que mais gostar. Entrecosto, chispe, orelha, carne de vaca se gostar, etc.) são também, salgadas de véspera.

Coza os chícharos, com os enchidos e o toucinho, numa panela com água, sal e uma cebola. Noutro recipiente, coza as carnes (depois de bem lavadas para remoção do sal), com água, uma cebola com dois ou três cravinhos.

Quando as ervilhas estiverem cozidas, retire os enchidos e reserve. Junte arroz às ervilhas e água de cozer as carnes (cuidado com o sal! tem de ir provando porque esta água estará salgada).


Posted by Picasa

Pode servir as ervilhas com as carnes e enchidos em redor, ou pode também misturar tudo. Pessoalmente, gosto mais de comer primeiro, as ervilhas com o arroz, e no final as carnes e enchidos que vou esmigalhando com pedaços de pão.