sábado, janeiro 27, 2007

CHOCO FRRITE À MODA DA MINHA TERRA



É Setúbal, pois claro. É uma das especialidades gastronómicas da "Princesa do Sado".
Pode comprar as tiras de choco já limpas ou comprar o choco inteiro e pedir que o limpem e cortem. Duvido sempre da primeira opção, pelo que, compro sempre inteiro.


Tempere as tiras de choco com sal, pimenta e sumo de limão. Deixe marinar durante 1 ou 2 horas, passe por farinha e frite em óleo e banha de porco depois de quentes. Mais ou menos uma parte de banha para duas de óleo. É necessário muito cuidado com os salpicos durante a fritura. Esta tem que ser feita com a frigideira tapada para evitar queimaduras. Depois de frito, retire da frigideira e deixe escorrer sobre papel absorvente.


Posted by Picasa
Pode comer como entrada. Se guarnecer com batatas fritas (ou arroz) e salada é um excelente prato principal da refeição.

46 comentários:

Lilith disse...

Agora já sei onde é que a minha amiga June vem buscar as idéias para os jantares!!! E depois é o santo dia a queixar-se que está gorda! E eu que a ature né?

Mónica disse...

bem que eu desconfiei... afinal não andou em Setúbal aos canivetes mas andou ao choco.

Sempre tive dúvidas sobre o panar o choco. Obrigada!

Belo petisco!!

MAR disse...

oh mestre kuka finalmente vejo uma refeição típica da minha cidade que tanto adoro!...
gosto muito de choco frrite mas já algum tempo que não como!também não tenho lá muito jeito, confesso para fritar choco, salpica sempre e o mais chato é que queima, senão colocar uma tampa! o que faço mais vezes é feijoada de choco, que tb é uma delícia!
...já tinha sdaudades de aqui espreitar mas como não tinha net em casa, sempre dificultava.
Neste momento já cá posso vir mais vezes pois já estou on line pela clix! e que maravilha! beijinhos e até breve

Cleia disse...

Sempre tive dificuldade em fritar choco. Nunca fiz em casa mas às vezes, em casa de amigos, lá me agarrava ao óleo e ia adiantando serviço. Mas sinceramente, nunca ficava lá muito bem...
Agora sim, aconselhada, tenho coragem de experimentar a fazer este petisco. E nós gostamos tanto de tiras de choco frito... Huhum!

Cinara disse...

Kuka, me desculpe a ignorância, mas estou muito curiosa: o que é choco? Nunca ouvi falar! Procurei em alguns "dicionários" de termos Brasil-Portugal e não encontrei...
Abraços!

kuka disse...

Gordura é formosura Lilith.Lol!

Nada de desconfianças, menina Mónica!

Este ano, não fui a nenhuma daquelas casas tradicionais de choco frito, normalmente vou ao Leo.Comi em casa e nem precisei de o fritar(estou de férias e não me apetece)comprei numa churrasqueira por 2 vezes e estava óptimo.

Tens que ter a tampa sempre á mão Cleia.Não esqueças a banha de porco.

Cinara, podes ver fotos de chocos pequeninos aqui: "http://esfomeado.blogspot.com/2006/03/choquinhos-moda-daqui.html#links"

jp diniz disse...

um choco a sério é isto!!! http://aslo.org/photopost/data/506/950233_CuttleFishMBA_ASLO_RS-med.jpg

Kuka, o que eu gosto disto. Tenho de experimentar a fazê-los. Usas farinha normal?

jp diniz disse...

não consigo por o link todo pois "isto " corta a linha , mas se a Cinara for ao Google, escrever Cuttle Fish e for ver onde diz Images,lá estão os chocos

Cinara disse...

Obrigada, Kuka e Chalabi Red! Vi as fotos, pesquisei mais um pouco de descobri que os chocos são chamados de "sibas" aqui no Brasil! Mesmo assim, eu desconhecia completamente esse tipo de molusco... Mais uma que aprendo nesta comunidade de blogs culinários! ;o) Abraços e obrigada novamente!

Amélia do Benjamim disse...

Isso é que é um prazer, que não sei se é de o mastigar se é mesmo aquele saborzinho do limão (ainda assim, acho que gosto mais daqueles todos pretos, na frigideira)...
beijinhos

June disse...

Kuka, adoro choco frito! O pior são mesmo os salpicos de óleo. Vou experimentar com óleo e banha.

Lilith:
Este é um blog muito respeitável! Nada de fazer dele um chat.
Que grande invejosa me saiste! Levas os dias a comer Bolicaus (nem sei se se escreve assim) estás uma lontra, e depois dizes que a gorda sou eu!

Kuka,
Não lhe ligue, que ela é muito inventiva.
Bjs.

kuka disse...

Então meninas! Sejam amigas. Como irmãs.Lol!

Uso farinha normal. De trigo.

Anónimo disse...

Sou de Viana do Castelo mas a minha irmã casou e vive em Setúbal...já há uns tempos que não como choco frito mas lembro-me de virmos da praia directos para uma esplanada (cujo nome não me lembro) e deliciar-nos com sandes de choco frito!!
Uma delícia!!

Carla disse...

Choco frito! HUUUMMM que bom! Adoro. Mas, sou um bocadinho preguiçosa para o fazer e costumo comer em Setúbal quando lá vou...
Um abraço
Carla

colher-de-pau disse...

Mestre Kuka, eu sei que isto é um petisco daqueles, mas choco eu não sou capazde comer...de maneira nenhuma...

O Chaparro disse...

é mesmo bommmm!!!

Mónica disse...

para mim o Leo é o melhor restaurante de choco frito em Setúbal

o choco fica bonito e rijo,as batatinhas fritas são muito boas e tem uma sobremesa de bolachas oreo que gosto muitoooo!

Já provou essa sobremesa, Kuka?

A Professorinha disse...

Eu que nem gosto muito de chocos fiquei com água na boca :)

kuka disse...

Acho que sim Mónica. Já provei as sobremesas todas. Normalmente só provo. Há quem se encarregue de as comer.

Itza disse...

Menina de Deus, que delícia esta receita! Dá vontade de comer a foto! Amei seu blog! Carinhos.

Itza disse...

Corrigindo o erro de digitação: é MENINOOOOO de deus! :) O resto é assim mesmo. Beijocas

Lídia Amorim disse...

descobri há pouco tempo este blog e já me vai dar um grande jeitasso!

(n sei cozinhar, quer dizer, sei o trivial... Mas eu detesto o trivial! gosto de novos sabores...)

bjitos*/ volto mais vezes

turbolenta disse...

Finalmente o meu amigo apareceu!
Benvindo!
E logo com um pitéu que eu adoro.
está aprovado.
beijinhos

Amélia do Benjamim disse...

Assim não vale! deixaste-me com água na boca, diz lá como é que fazes os chapéus!!!
( a minha ideia é enrolar um rectângulo à volta da cabeça, depois aquela abóbada franzida é que é mais difícil... em pensamento chego lá, e já arranjei papel de toalha de mesa, para ser mais maleável... é assim que os fazes? - ou estou a pensar demais?...looool)

Lídia Lopes disse...

Não é fácil encontrar chocos aqui na Turquia, para não dizer impossível... Ainda não vi nenhum, mas vou investigar melhor.
Kuka, se fizer aquela pizza conte como ficou.
Bom fim de semana!

Crystalzinho disse...

Já os comi em Setúbal e gostei mas achei um bocado duros... agora, comi uns no Algarve maravilhosos, super tenrinhos e ainda hoje me lembro.

Adorava saber cozinhar bem mas acho que não sou nada jeitosa na cozinha. Não dás cursos?

Bjs

lifeyes disse...

Vim abrir-me o apetite e agradecer-te a receita. Tava excelente, já confirmei :D

Ana Ramon disse...

Mas que agradável canto vim aqui encontrar. Eu adoro cozinhar desde que um amigo me ensinou a filosofia do cozinhar com amor, como dizes. Afasta logo qualquer aborrecimento de estar de volta dos tachos e faz-se tudo com um prazer desmedido. No meu blog julgo que só tenho 2 receitas: a dos bolinhos de alfazema e a da nabada de Semide. Mas vou ter que vir aqui mais vezes para aprender a cozinhar melhor e com mais originalidade. A propósito deste prato que nunca me arrisquei a fazer, as tiras não ficam muito duras?
Um beijinho

O Chaparro disse...

bom dia, kuka. por acaso não sabes nenhuma receita com ovas de choco, sem ser fritar com alho?
comprei e costumo fazer assim mas se houvesse outra maneira exprimentava.
obrigado.
abraço

Acilina disse...

Costumo fugir dos fritos a sete pés... por causa do colesterol, das gorduras saturadas e outras, etc... mas hoje com este friosinho até me apetecia uma facadita destas na alimentação saudável...

Elvira disse...

Adoro petiscar choco frito quando vou ao Litoral Alentejano! :-)

kuka disse...

Chaparro, podes fazer as ovas de várias maneiras. Grelhadas na chapa, no forno etc. Mas desde já te digo que como são melhores é fritas.

Ana, se o choco estiver congelado durante alguns dias fica mais macio do que se for fresco.

Smas disse...

Eu já comentei este post, mas afinal o comentário não ficou!!!
EU faço um choco parecido com esse e um dia desses também ponho lá no meu blog.
Ai, e que saudades de ir comer choco a Setúbal!
BJs

Anónimo disse...

é muuuuiiiitttooo booommmmm pois eu vou sempre comer choco frito adoro he he muito bem kuka, delicioso

lifeyes disse...

o choco de Setubal :) recordo-me :) delicioso

Natércia disse...

UM choco frito uma delicia adoro pois moro perto de Setubal e de vez enquanto lá vou...

bailamos disse...

descobri-vos sem querer e tudo porque andava á procura do choco frito.
A verdade é que sou simplesmente perdido por choco frito, cada vez que vou a Setúbal o meu 1º pensamento é para esse petisco, no entanto já experimentei fazer várias vezes mas nunca saiu como o original das casas que falam, ( e já experimentei nas melhores ).De todas as maneiras que fiz só não tentei ainda com a banha misturada com o óleo, de resto já fiz com farinha de trigo, de milho, com polme receita da mãe, enfim. O que vos aconselho vivamente é que não comprem tiras porque estas não são de choco mas sim de sépia, é o mesmo que comparar polvo com potas ou linguado com solha. Deixo-vos aqui os parabêns pelo blog realmente diferente, de trato familiar e que concerteza vou acompanhar, até porque vou abrir dentro de muito pouco tempo uma casa dedicada á petiscada e como é óbvio o assunto interessa-me. fiquem bem, até breve e espero contribuir tambêm. Quanto ao choco penso que deve ter um segredozito mais que espero ainda descobrir.

bailamos disse...

Para evitar os salpicos de óleo deixo-vos aqui algumas dicas que vi por aí mas que não experimentei ainda. 1 - Para evitar que o azeite ou o óleo salpique quando fritar ovo ou qualquer outro alimento, acrescente uma pitada de farinha à gordura já quente. 2 - - Para evitar os indesejáveis salpicos de óleo da sua frigideira, deite um ramo de tomilho e uma pitada de sal de cozinha. esta do tomilho como é uma especiaria intensa não aconselho muito porque certamente vai modificar a receita original.

Paula NoGuerra disse...

Pois é Mestre... estive lá a semana passada a comer esses famosos manjares de Setubal e gostei imenso... voltarei...
Bjs***

Anónimo disse...

Boas tardes, fiquei a conheçer este blog atraves de uma duvida do meu irmão que andava a pesquisar uma receita de choco frrite. Antes de ler atentamente este blog, perguntei a varios colegas meus (pois sou cozinheiro) e todos me referiram um promenor que gostava de confirmar ou desmentir com o chef kuka, será mesmo verdade que se marinar-mos o choco com sal pimenta e sumo de limão ele fica mais rijo? O que me foi dito é que deveria-se apenas colocar uma pequena porção de sal, e só antes de passar por farinha de milho é que se colocava mais um pouco de sal. A justificação prende-se com uma propriedade do sal que é a desidratação dos alimentos, como por exemplo acontece com o bacalhau e o presunto (duas boas formas de desidratar alimento). o chef kuka partilha da mesma opinião ou este pequeno promenor nao passa mesmo disso um promenor?

kuka disse...

Amigo Luis. Temo que não possa dar grande ajuda. Tenho ouvido também que a marinada que refere enrijece os moluscos. Não sei, porque nunca fiz essa experiencia, mas faça-a com o mesmo choco, frito de várias maneiras. Depois diga qualquer coisa. O ideal é existir uma congelação prévia que quebra as fibras do choco tornando-o mais macio. Este tipo de moluscos tem um tempo ideal de cozedura em que ficam bons. Se os deixamos mais tempo ficam rijos e só amolecem novamente ao fim de quase 1 hora de cozedura.
1 abraço e vá dando noticias.

Gisela Cristina Barros disse...

Experimetei essa receita de choco frito, nossa que maravilha eu nao temperava o choco com sumo de limão mas como na receita dizia eu temperei e ficou uma maravilha Parabéns vou fazer mais receitas suas

Anónimo disse...

eu vendo tiras de choco quem quiser é só encomendar tina_96@hotmail.com

Anónimo disse...

eu vendo tiras de choco quem quiser é só encomendar tina_96@hotmail.com

Pedro Canas disse...

Apá Miga, este chôque frite é um espectáculo!!! Vivó CHÔQUE E O VITÓOOORRIIIAAAAA!!!!!

Unknown disse...

Olá...gosto muito de cozinhar mas nunca ouvi falar em choco. Gostaria de obter mais informações sobre essa iguaria.Alguém me informe.(tr_fes@hotmail.com)obrigada...