domingo, maio 07, 2006
CAVALINHAS ALIMADAS
Se algumas preparações culinárias,oferecem dúvidas quanto á sua origem geográfica,esta é certamente a que maior consenso reune:«O peixe alimado é do Algarve!».
Aqui alimam-se várias espécies de peixe.Sardinhas,raias,charros(atenção!não é aquilo que estão a pensar) é como chamam aqui aos carapaus(corruptela de chicharros).E se pensam que o carapau é o rei dos peixes alimados é porque nunca provaram as cavalinhas.É talvez o peixe mais barato que encontra no mercado.E não é por isso que deixa de ter qualidade,e a sua gordura,assim como a da sardinha,é excelente para quem tem valores elevados de colesterol no sangue.
Existe uma enorme diferença de sabor entre as cavalas pequenas e as cavalas grandes,estas grelhadas são excelentes,mas alimadas,as pequeninas são muito melhores.
Compre cavalinhas frescas,daquelas que nos olham com olhinhos vivos e negros como duas azeitoninhas,pele luzídia e guelras vermelhinhas.
Retire-lhes a cabeça e as visceras e disponha-as num recipiente com bastante sal.Deixe assim durante um ou dois dias.
Depois,passe-as por água para remover o sal,e coza-as em água abundante.Deixe ferver quatro ou cinco minutos,um método eficaz de verificar o ponto de cozedura é,pegar numa das cavalas pela ponta do rabo,se esta se soltar é sinal de que está cozida.Mergulhe as cavalinhas num alguidar com água fria e com os dedos polegar e indicador(um de cada lado do peixe)vá friccionando a pele,assim como quem lima(alima)até que a remova.Ainda com os dedos,separe os filetes da espinha principal e retire as espinhas da zona da barriga.Deixe os filetes de molho em água fria para que percam o excesso de sal,e vá provando ate achar que estão bons.Cerca de meia-hora é suficiente.
Sirva com batatas cozidas,tomate,cebola e pepino.
Num frasco,deite:azeite,vinagre,dentes de alho esmagados com a pele e oregãos.Agite energicamente o frasco para emulsionar o azeite com o vinagre(assemelha-se a uma maionese muito suave e muito liquida.Tempere com este molho e vai ver que é mesmo um excelente petisco.
Faça,e depois tenha a distinta lata de vir para aqui dizer que o peixe está caro.
Que petisquinho apetitoso!
ResponderEliminarQue delícia e que saudades desses petisquinhos!!!!
ResponderEliminarAdoro cavalinhas alimadas.
E de molho de tomate também.
Chef,
ResponderEliminarDeve ser delicioso!
Nós fazemos com os carapaus médios, e batata com casca, um pitéu.
Acho que aqui nunca vi cavalinhas desse tamanho... só das grandes que fazemos com oregãos...
Beijinhos
Chef,
ResponderEliminarDeve ser delicioso!
Nós fazemos com os carapaus médios, e batata com casca, um pitéu.
Acho que aqui nunca vi cavalinhas desse tamanho... só das grandes que fazemos com oregãos...
Beijinhose fazemos com oregãos...
Bei
Um bonito petisco para os dias quentes.
ResponderEliminarAdoro os seus molhos! ;-)
ResponderEliminarSe me permitem, deixo aqui uma sugestão - uma sugestão de algarvio: prefiro escalar as cavalinhas e salgá-las, assim, abertas ao comprido. Ficam no sal de um dia para o outro. A salga é feita dentro de um recipiente com pequenos buracos no fundo e, por cima da última camada de peixe e de sal, ponho um peso como, por exemplo, um garrafão cheio de água: isto permite que alguma água produzida durante o dia de salgadura escorra e não fique a dar mau travo às cavalinhas.
ResponderEliminarTodas as sugestões são benvindas. Obrigado anónimo.
ResponderEliminaro k é alimadas
ResponderEliminar?
???
Embora falemos a mesma língua, como brasileiro eu não sei o que significa "alimada". Ajude-me
ResponderEliminarEste é um termo usado apenas no Algarve. Penso que os Algarvios queriam dizer: "Limadas". Mas não tenho a certeza.
ResponderEliminarDeve ser super bom, ola amigos portugueses,se possivel gostaria de saver a diferença entre (cavala e carapau)
ResponderEliminar