É um típico prato de Inverno desta zona. Feito com chícharos (aqui, ervilhas quadradas), uma espécie, cuja origem desconheço, e a lembrar vagamente o sabor do grão-de-bico, e com as carnes de porco (carne de ossos, assim lhes chamavam. As outras eram para chouriços, morcelas e para fritar na banha), e negras morcelas que, em tempos não muito longínquos eram retiradas cobertas de sal, do interior de enormes potes de barro. Era saborosíssima a carne. Hoje com a prática da congelação, desapareceram estas técnicas de conservação que forneciam à carne um indescritível e raro sabor, inigualável nos tempos de hoje.
Os chícharos são demolhados de um dia para o outro (tal como o feijão ou grão). As carnes (pode usar as que mais gostar. Entrecosto, chispe, orelha, carne de vaca se gostar, etc.) são também, salgadas de véspera.
Coza os chícharos, com os enchidos e o toucinho, numa panela com água, sal e uma cebola. Noutro recipiente, coza as carnes (depois de bem lavadas para remoção do sal), com água, uma cebola com dois ou três cravinhos.
Quando as ervilhas estiverem cozidas, retire os enchidos e reserve. Junte arroz às ervilhas e água de cozer as carnes (cuidado com o sal! tem de ir provando porque esta água estará salgada).
Pode servir as ervilhas com as carnes e enchidos em redor, ou pode também misturar tudo. Pessoalmente, gosto mais de comer primeiro, as ervilhas com o arroz, e no final as carnes e enchidos que vou esmigalhando com pedaços de pão.
Aqui perto de mim, Alvaiázere, há um Festival Gastronómico do Chícharo.
ResponderEliminar"Chícharo" traz-me à memória um velha tasca tomarense, ali na zona do Padrão, e que já não existe substituida que foi por café ao estilo internacional, que servia, com um copo de três ou uma mini fresquinha, a mais fabulosa sande de carne assada que alguma vez passou por esta garganta. "Chícaro" era a alcunha do proprietário.
Bem, estamos sempre a aprender. Nunca tinha ouvido falar de tal coisa... :)
ResponderEliminarQue saudades tenho disso. Tenho que "cravar" a mami para fazer.
ResponderEliminarAquilo redondinho é bucho, não é Kuka?
Desculpa lá metyer-me pelo meio mas aquilo redondo pareceu-me um maranho. Um bucho recheado com uma mistura de arroz, carnes picadas e erveinhas aromáticas. Supimpa!
ResponderEliminarDeve ser bom!
ResponderEliminarBeijinhos
Estou ali em cima a ver maranhos da beira baixa, ou é o chouriço?
ResponderEliminarQue é aquilo branco que tem os dois cravinhos?
Nunca comi esta ervilha. Aqui em Lisboa não se vê...
Parece delicioso este cozido Kuka...
:O)
ouvi falar a dias na tv e devia ser esse tal festival falado pela santa cita.
ResponderEliminarNunca provei nem sabia que existia.
preciso de uma ajuda: tenho um bocado de lombo de atum e já tou farto de atum grlhado, cebolada, caldeirada e feijoada.
dará pra fazer no forno, tipo lombo de porco?
tens alguma receita ou ideia diferente?
obrigado
Isto é uma especialidade da minha região. Gosto imenso! É um uma coisa típica que se serve durante a vindima.
ResponderEliminarÉ isso Tareca. Podes comprar no "Bengalinha".São feitos pela mulher.
ResponderEliminarSanta Cita. Conheço por tres nomes:Buchos, Molhos e Maranhos.
Amélia-É cebola .
Chaparro, assim vais enjoar o atum. Pede ao teu benfeitor que "pesque" outros peixes.
Podes fazer no forno. Pões muita cebola,pimento,tomate e vários legumes de que gostes num tabuleiro, metes azeite e pões no fogão a refogar,juntas vinho e água. Quando estiver cozido metes-lhe o lombo de atum e, forno bem quente com ele. Até meia-hora é suficiente.Não deixes assar demasiado.
Ah ganda Kuka, tens um dom especial para me treinares as glândulas salivares!
ResponderEliminar:-)
vou exprimentar. obrigado, kuka
ResponderEliminarKuka eu acho que aqui no Brasil não tem dessa ervilha, vou pesquisar mais eu nunca vi. :(
ResponderEliminarMestre.... tão tinha conhecimento de tal alimento.
ResponderEliminarQue giro que ele é, gostava de provar. Vou ter que visitar o seu estabelecimento para o dazer né???lololol
Beijos
emn***
nunca comi nem vi essas tais ervilhas quadradas! parecem-me tremoços..
ResponderEliminarSempre a aprender como diz Cristina do Ovo Estrelado, nunca tinha visto ervilhas quadradas. O enchido de corte redondo tinha-me parecido antes, quando por aqui passei, morcela de arroz. Maranhos, conheço-os da Sertã, não sabia que havia aí para baixo um enchido com o mesmo nome.
ResponderEliminarChicharos é um dos sabores da minha infância. Mas nunca mais comi. Parece que agora estão na moda (comem-se nos restaurantes finos da capital!) mas onde é que o vulgo os pode encontrar? Gostava imenso de revisitar os sabores da minha memória. Kuka, onde posso arranjar chícharos?
ResponderEliminarEm Lx não faço ideia. Em Vila do Bispo no Mercado Municipal encontra. Ou no mercado da "reforma agrária aos sábados" em Lagos.
ResponderEliminar