Como a água de cozer os camarões vai levar uma grande quantidade de sal, ponho apenas água suficiente para a cozedura. Assim, depois de retirar o marisco, posso acrescentar mais água afim de dessalar o caldo.
Como a maioria das pessoas não comem nada das cabeças, retiro-as e levo-as novamente ao lume durante alguns minutos (quanto mais tempo mais concentra o sabor) na mesma água em que cozeram os camarões. Passo pelo passe-vite ou trituro com a varinha-mágica e reservo, depois de coado por um passador de rede.
Torro um pouco de farinha de trigo. Meto a farinha num tacho ou numa frigideira e vou mexendo sempre até ficar com cor castanho-claro. Não deve ficar queimada.
Num tacho com azeite, refogo, alho e cebola picada, junto um pouco de tomate,pimenta, e depois de algumas mexidelas, misturo a farinha (se for demasiada o creme ficará muito grosso, se for pouca ficará aguado) envolvo muito bem no refogado e junto o caldo de camarão. Passo na varinha-mágica e sirvo com alguns camarões descascados e quadradinhos de pão torrado.
Os camarões também podem ser cozidos (há até quem defenda que assim é que deve ser) em água com pouco sal e a seguir mergulhados em água fria bastante salgada, durante um ou dois minutos. Como gosto de os comer ainda morninhos, nunca faço isto.
Se gostar, pode juntar um pouco de natas antes de servir.
E nem te digo do cheirinho bom, fresco e agradável a mar que ficou por aqui!
ResponderEliminarCamarões morninhos!!! Acho que é um hábito mesmo só nosso Kuka, também gosto de os comer assim, sabem mais a marisco. Cada vez que falo nisso o pessoal torce o nariz, como que a dizer (pq a pensar ... pensam de certeza): esta deve ser tontinha!
ResponderEliminarNunca fiz creme de marisco na vida, pq tb nunca tinha visto uma receita que achasse bem completa. Acho que desta vou finalmente aventurar-me. Parece não ter como falhar.
ResponderEliminarTenho que experimentar esta receita :) Parece na verdade deliciosa .
ResponderEliminarBeijoss (recatados) da Princesa
Grande truque, o de torrar a farinha para dar cor (e sabor, suponho).
ResponderEliminarMuito bom, já experimentei! Não torrei suficiente farinha e depois tive de pôr um bocadinho de maizena para ficar cremoso.
ResponderEliminarAté eu que não aprecio o bicho fiquei com vontade de experimentar!!!
ResponderEliminarBjs
Gandáspecto! :)))
ResponderEliminarUma excelente sugestão, como sempre.
ResponderEliminarSó coisas boas Kuka.
ResponderEliminarEu como camarões de toda a maneira, venham eles. Lol
Este sábado fui à praça e comprei lulas para encher. Para mim e para ela ficaram boas, para ele, o recheio podia ser mais "seco"...
:o(
Enfim.
Beijinhos
Ai que me apanhaste no ponto fraco: camarão... até me cresce a água na boca...
ResponderEliminarFica bem
o.k.. eu como os camarões e dispenso o creme, eh eh eh
ResponderEliminarSe tu soubesses que uma grávida não pode comer camarão tinhas dó de mim e não pubnhas aqui esta receita de sopa...
ResponderEliminarBUÁÁÁÁÁ´...
É verdade Tareca. Tens toda a razão.
ResponderEliminarAmélia, não se pode agradar a Gregos e a Troianos.
Essa eu não sabia, Madrinha. Nem sei porquê! Será para não criar maus hábitos no feto?
KUKAAAAAAAAAAA, GANDA KUKAAAAAAAA!!!
ResponderEliminarParabéns, pá.
Tenho o prazer de te comunicar que foste o vencedor do meu último passatempo "Dê um título a esta imagem"
Contacta-me por email:
o.vizinho(arroba)gmail.com
Aparece.
Olá Kuka,
ResponderEliminareu conheço uma receita parecida (dada pela meu irmão que também é cozinheiro profissional apesar de não exercer a profissão) e até houve uma vez que a fiz e esqueci-me do pormenor do sal na cozedura, de resto fiz tudo a perceito: descascar o camara, fritar as cascas em manteiga (verdadeira), triturar tudo, passar pelo passador, fazer uma base com margarina e farinha, juntar o liquido, provar e cuspir para a pia porque estava intragavel. Ainda lhe juntei batatas cruas, etc. mas não houve nada que a salvasse. Isto em vêspera de ano novo depois de hora e meia dedicada à sopa. Acho que foi a minha última vez que a fiz.
Obrigada pelas várias receitas.. já copiei muitas e até já fiz a açorda de camarão. Fiquei surpreendida pela cor com que ficou depois de juntar o caldo das cascas dos camarões passado pelo coador. Muito saboroso. Tive foi pena de não pode comer (Dieta) mas o marido (filho de pescador de Quarteira) aprovou.
Tchau até a próxima
oi, vim convidar pra dares uma olhada em novo blog, quando tiveres tempo.
ResponderEliminarchama-se
omundoporosteusolhos.blogspot.com
Obrigado Anónima. Penso que não é a primeira vez que comenta as minhas receitas. Ainda bem que há alguém que as faz.
ResponderEliminarChaparro. Já fui lá várias vezes. Vi no teu blog.
Sei de alguém que vai adorar esta receita.... o meu pai!
ResponderEliminarbigado
emn***
Oh, Chaparro.
ResponderEliminarO teu blog é http://omundovistoporosteusolhos.blogspot.com/
Parabéns.
ResponderEliminarFinalmente encontro alguém do Algarve a colocar num blog receitas algarvias.
Eu não sou algarvia, mas tenho lá uma casa de férias e adoro a vossa gastronomia, tanto a do mar como a serrana.
Continue que vale a pena.
Desculpa, sou a anónima... esqueci-me completamente de assinar. O meu nome é Barbara e somos vizinhos de região (vivo em Quarteira - conhecido pelo rico Camarão, que agora escaseia).
ResponderEliminarPenso que já comentei antes e tirei já algumas receitas que vão muito de encontro ao meu gosto. Tenho é que acabar esta (maldita) dieta para depois comecar a comer coisas de jeito... coisas que se comam.
Bom fim de semana
Barbara
aiiiiiiiii...eu adoro...adoro...vou fazer até enjoar...eheheheh...acho que me vou safar...não parece complicado...obrigada
ResponderEliminarbom fim de semana, kuka.
ResponderEliminarcozi camarão no sábado e guardei a água da cozedura para esta receita, congelei. Espero que fique bom...
ResponderEliminarEstou prestes a experimentar o resultado ;)
ResponderEliminarBeijocas
Então e que tal? saíu bem?
ResponderEliminarÓptimo, não me farto de repetir. Obrigado
ResponderEliminarÓptimo, não me farto de repetir. Obrigado
ResponderEliminar