Faça este prato com carapaus pequenos ou médios. E já sabe! carapaus com pele baça, olhos igualmente baços e sumidos, com aspecto de terem passado mal a noite, não os compre porque não são frescos.
Retire-lhes a cabeça e as visceras. Esta é uma operação muito simples de executar. Com uma faca, faça um corte na zona onde começa a cabeça do peixe, puxe até que se soltem as tripas, pode ver as fotos da sequencia desta operação na receita de cavalinhas alimadas, de 07 de maio de 2006. Lave os carapaus e como dizia um amigo, meta-os dentro de um recipiente com aberturas para escoar a água que se vai libertando e salgue-os fortemente. No dia seguinte passe-os por água afim de remover totalmente o sal, coza-os em bastante água durante alguns minutos ( 4 ou 5 ), tal como nas cavalas, quando o rabo se soltar fácilmente o peixe está no ponto. Normalmente quando um peixe está cozido, torna-se "leve" na água, parece querer flutuar com as bolhas provocadas pela ebulição. Agora alime-os, dentro de água fria, com os dedos esfregue e retire a pele e a "serrilha" do lombo, deixe-os de molho e, vá mudando a água até que percam o sabor salgado e fiquem do seu agrado(mudar a água duas ou três vezes durante cerca de meia-hora é suficiente, mas não esqueça: vá provando para que não fiquem insossos).
Disponha-os numa travessa com batatas cozidas em redor, cebola e tomate em rodelas por cima, azeite, vinagre e oregãos. Ou se preferir, como eu servi e está nas fotos.
Humm que delícia, às anos que não como esses carapaus,mas são simplesmente deliciosos. Felicitações pelas excelentes receitas ... Gisela
ResponderEliminarOlá Chef,
ResponderEliminarCá em casa fazemos muito carapaus alimados. Gosto daquela operação de lhes tirar as tripas a dedo...
loollll.
Cozo os carapaus e o bacalhau mergulhando-os em água acabadinha de ferver.
Está cada vez mais difícil encontrar tomate mesmo fresco, que não seja de frigorífico, que não se desfaça todo...
É o tomate com a cebola que enaltece o sabor do carapau cozido a sal e depois, com a batatinha cozida com a casca e um fiozinho de azeite e orégãos, é cá um pitéu!!
Boa escolha!
Beijinhos.
Parece muito bom. Obrigada
ResponderEliminarTeus pratos entram me sempre pelos olhos a dentro me provocando água na boca :-)
ResponderEliminarBeijos
ai mãezinha a quantidade de petiscos que eu vou ter de fazer...
ResponderEliminarpoxa já tinha saudades de vir aqui abrir o apetite (o meu claro!)
:)
Nunca consegui fazer carapaus alimados, não só porque nunca os comi (!), como por a receita que tenho não estar correcta. Afinal é fácil (quando se sabe...). Aprendendo sempre. Obrigado.
ResponderEliminarNão conhecia este prato, muito interessante, será que dá para fazer com outros peixes?
ResponderEliminarDevem ser bem bons, assim...
ResponderEliminarObrigado Gisela.
ResponderEliminarÉ assim mesmo Amélia! também é com a mão que retiro as visceras aos carapaus. Aqui nesta zona ainda se encontra tomate. Este ano não os plantei, mas nos anos anteriores tenho sempre tomate fresco da minha horta.
É muito bom anabela. Experimenta e vais ver.
Obrigado sorriso.
Alyia :-))
Eu é que agradeço amigo Avental.
Karen- Dá para fazer com sardinhas e com cavalas. Provavelmente haverá mais peixes que se prestam a este tipo de preparação, mas eu não conheço.
São óptimos Elvira.
Kuka, gosto muito de peixe e em Portugal voces tem tantas receitas maravilhosas.Ainda preciso passar um verao no Algarve.Vou atra's de carapau por aqui.Adoro pois voce explica tudo muito bem.
ResponderEliminarViva, Kuka! Há que tempos que ando doida para fazer uns carapaus alimados. E agora, que tenho as explicações do maître, está já a seguir!
ResponderEliminarAinda não provei destes carapaus. Parece-me delicioso!;)
ResponderEliminarBeijInha
Aqui não há carapaus frescos, será que com os congelados consigo o mesmo feito? Vou experimentar.
ResponderEliminarBjs
Já tinha ouvido falar mas não sabia que era assim que se fazia.
ResponderEliminaré realmente muito bom, esse prato.
ResponderEliminarmestre kuka, desejo te bum bom fim d semana. ainda tenho que descobrir onde est´as a cozinhar. não deve ser longe de faro.
ResponderEliminarE hoje só para agradecer todos os manjares :)
ResponderEliminar**
maravilha... adoro culinaria sabia?
ResponderEliminarmas ainda não cheguei no seu nível... quem sabe um dia...
[]s lupinos
Oh pra mim ... acabadinha de chegar, com a barriguinha cheia deles!
ResponderEliminarBeijoca Kuka!
Olá Kuka...carapaus alimados...que bom...mas ser eu mesminha, a fazer em casa??Serei capaz?hei-de experimentar...já estou com água na boca
ResponderEliminarOlá!
ResponderEliminarTenho tantas saudades dos carapaus alimados que comia no bar da praia em Vila Real de Santo António, terra da minha mãe... Foi giro ver alguém a publicar na net a receita. Aqui mais para norte (Alenquer) ninguém sabe o que isso é. Pobrezinhos...
Obrigada!
Um abraço
Olá
ResponderEliminarDaqui PORTO com saudades dos fins de tarde a comer uns alimados em Olhos d`água. Vou já deitar as mãos na tripa e amanha a tarde vão marchar quando tiver a ver o Porto Sporting com uma garrafinha de verde gelado.
Obrigado pela receita
Professor Chuck
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarVery cool design! Useful information. Go on! Custom impalla seat covers Free anit spam blocker win xp phendimetrazine online games Gay football web site design mobile phone tools Anti download free kaspersky virus http://www.sextoys2.info Flighttracker trip graphical flight tracker laptop accessory hiking self heating mask private label Shark teeth license plate frames Blind date propecia crack rich Lesbo big boobe How to fix a watch
ResponderEliminar