É um prato que usualmente faço para aproveitamento de sobras de carne - na verdade, gosto tanto disto que por vezes utilizo mais carne do que a necessária, para que me sobre e possa depois fazer assim: "à Brás"- .
Procedo como para o bacalhau com o mesmo nome: cebola em meia lua e alho picado refogados em azeite, junto a carne desfiada, borrifo levemente com Porto ou Madeira, junto batata palha e ovos mal batidos. Vou remexendo muito bem para que não pegue. Quando os ovos estiverem passados (bem passados porque hoje em dia não se pode brincar) salsa picada, azeitonas e, p'rá mesa!
Quando a comida queimar e ficar pegada no fundo do tacho, Ponha água no tacho, muito pouca, apenas a tapar essa zona. Ponha ao lume e, quando estiver bem quente vá raspando com a colher, normalmente meto lá dentro um esfregão de arame e com um alicate ou tenaz vou esfregando para descolar os restos de comida.
Faça isso e vai ver que o "queimado" se solta fácilmente. Se é mulher, e casada, o seu marido ficar-lhe-á muito agradecido.Eheheheh!
Por vazes faço empadão, com puré de batata ou com arroz. Este é de arroz
Refoguei cebola picada em azeite, juntei a carne desfiada, temperei e deixei refogar um pouco com a cebola.
Num tabuleiro, fiz uma cama com metade do arroz, deitei-lhe a carne, tapei-a com o resto do arroz e, em vez de barrar com gema de ovo, como é usual, fi-lo com maionese. Umas rodelitas de chouriço em cima e forno com ele.
Se preferir batata, só tem que substituir o arroz por puré.
já comi carne à brás mas de frango. A sua tem muitooooo bom aspecto!
ResponderEliminaralicate, tenaz????? ha... ha... ha... a coisa tá preta! lol
(mas obrigadinha pelo truque... já me fez falta! lol)
1 beijinho
Tb eu faço estas proezas todos com restos de carnes :D
ResponderEliminarbeijos e um optimo fim de semana
Parece-me delicioso e muito prático! Nunca me tinha lembrado desta! É já amanhã!
ResponderEliminarBeijinhos
Essa carne me deixou com água na boca, ótima sugestão, Kuka!
ResponderEliminarGosto imenso de carne à brás. E que bom para aproveitar os restinhos!
ResponderEliminarComia disso na tropa (sim, na tropa), chamavam-lhe amarelo de carne!
Bj
Por acaso também comia isso na tropa. Grupo 2 de Escola da Armada, Vila Franca de Xira. Chamavam-lhe Salada de Carne à Americana, vá-se lá saber porquê!
ResponderEliminarOlá Kuka!
ResponderEliminarVim retribuir sua visita no Culinária da Zefinha e tentar te ajudar. Você deve ter "salvado" meu link quando estava vendo alguma receita "lá no fundo" daí que toda vez que vai acessar o blog a págiuna que abre é aquela onde vc estava. Minha sugestão é que você abra o blog por aqui (http://www.culinariadazefinha.blogger.com.br/)e daí salva a página, sem estar com nenhuma receita selecionada, tá? Espero ter ajudado, mas qq dúvida é só falar. Outra coisa? Posso pegar umas receitas aqui e colocar lá no meu Blog? Claro, com os devidos créditos - ;-)
Um abraço e volte sempre!
Olá
ResponderEliminarJá como esta receita de carne à muito tempo, sempre feita pela minha mãe, e é deliciosa. Habitualmente ela faz com sobras de carne assada. Não sei a origem do nome mas chamamos a esta receita 'roupa velha'.
Gosto muito de visitar este blog. Parabéns.
Marina
Pratos sempre tao deliciosos, tenho tirado todas as tuas receitas :-) mas agora tou de dieta, e logo logo já posso voltar a alimentar, mas com peso e medida lollll
ResponderEliminarBeijos
Ai, kuka, este teu empadão ficou divinal. Apesar de não me apetecer nada acender o forno por causa do calor, vou ter que fazê-lo!
ResponderEliminarQuando aqui passo fico sempre com água na boca!!!!
ResponderEliminarBjs
Carla
Quando era miúda fazia-se "arroz de picado"...era igual a esse mas a carne picada em bechamel. Tão bom!!
ResponderEliminarGostei muito. Vou voltar :)
Essa carne, da vontade de sair correndo pra cozinha e fazer igual, parece divina!
ResponderEliminarPode ser feito com frango sim senhora.
ResponderEliminarCom restos de carne? Uma Princesa? A Realeza anda pelas ruas da amargura. A crise chega a todos.
Beijinho amar-e-linha.
Obrigado Akemi.
Vizinha Tareca-Ainda bem que na tropa também poupam alguma coisa.
P.s.- já faltam poucos dias.
Santa Cita- Tropa? Chamas tropa a isso? é uma espécie de hotel! A Briosa tem a tradição do bom petisco. Sempre lhe chamaram carne à Brás e até faziam lulas à Brás. Um dia se não me esquecer posto a receita das lulas. Salada Americana desconheço. Talvez o comandante da unidade fosse pró U.S.A.
Zefinha, estás à vontade.
Marina- Roupa velha é o nome que dão ao prato tradicional de Natal que consiste nas sobras de hortaliças e bacalhau da consoada e que se come no dia de Natal. Como este também se faz com sobras, talvez por isso vocês lhe tenham dado o mesmo nome.
Sorriso- desde que se coma com conta, sem exageros, nada faz mal.
Faz Elvira, faz com maionese que é muito mais saboroso.
Obrigado Carla.
Isa- Não conheço esse prato, mas deve ser muito bom.
Eliana, nada de corridas! vai com calma.
É cozido de grão à Algarvia. Quando o tempo estiver mais frio vou fazer.
ResponderEliminarFico sempre de água na boca quando faço aqui uma visita!
ResponderEliminarE a mulheroca já agradeceu alguns concelhos seus, que apliquei aqui em casa.
Um abraço
Também aproveitamos as carnes para o empadão. A do Brás é uma novidade...
ResponderEliminarBeijinhos.
No entiendo nada de portugués, pero mirando tus fotos tan apetecibles, pediré ayuda a mi marido que es estudiante de tu hermosa lengua.
ResponderEliminarGracias por visitar mi blog.
Amei este empadão com arroz.A foto já da fome.
ResponderEliminarTambém no Colégio onde andei se chamava "Amarelo". Aliás, é a refeição mais tradicional do Colégio Militar que a serve há dezenas de anos (se não for mesmo centenas, já que o Colégio tem 203 anos). Mas nunca consegui comer igual ao que se fazia no Colégio. Se calhar porque lá faziam doses para mais de 700 pessoas!
ResponderEliminarolá, kuka. sou uma professora do brasil e gosto muito de cozinhar. estava procurando o que fazer com as sobras de carne assada e o google me presenteou com essa maravilhosa receita. obrigada e abraço!
ResponderEliminarPuxa, era tudo que eu precisava!
ResponderEliminarParabéns, KUKA, fiz hoje com carne de porco, milho verde e sem vinho porque não o tinha, mas ficou maravilhoso! Meu marido e eu amamos! Muito obrigada, vou repetir sempre que possível...
Abraços brasileiros de Curitiba para si!
Cris
bem chefe Kuka
ResponderEliminarjá estou a salivar, venham restos de carne para eu fazer essas iguarias, à brás empadaõ com batata ou arroz, gosto de tudo e os seus estão com óptimo aspectos
Cumprimentos
Tita
E o empadão já está no forno! Juntei ainda ao refogado alho francês às rodelas e cenoura ralada, combinação que gosto muito.
ResponderEliminarObrigada pela dica! :)
Fiz hoje, ficou um espetáculo!
ResponderEliminarTambém se pode misturar alguns legumes... brócolos, courgette...
Muito bom!