ESQUECI-ME DE DIZER QUE TAMBÉM PODE SER FEITO COM PEIXE GRELHADO
Quando ainda não existiam frigoríficos, este, era um dos modos de manter os alimentos em condições comestíveis, durante alguns dias. Baseada na conservação através do vinagre, hoje já não temos essa necessidade, mas como este petisquinho é tão agradável,com os carapaus que ficaram da refeição anterior, fiz o seguinte:Em azeite, refoguei bastante cebola em meias-luas, (podem cortar em rodelas, mas em meias luas é mais simples e rápido de cortar). Alho laminado e cenoura ralada, sal, pimenta, louro, bastante vinagre e depois acamei os carapaus e"despejei"o molho por cima. Conservam-se no frigorífico durante vários dias. Estes permaneceram no frigorifico apenas um dia.(sou um guloso por isto.)
ESQUECI-ME DE DIZER QUE ISTO TAMBÉM PODE SER FEITO COM PEIXE GRELHADO.
Peço desculpa pelo lapso.
Prefiro assados. E desses bichos não tenho medo ;-)
ResponderEliminarTb tenho cliente para isso cá em casa. Marcham todos os que aparecerem. Acho que até fazem de propósito para que sobrem, só me obrigarem a fazer o molhito. Mas eu já sei que estou condenada aos tachos, não há nada a fazer.
ResponderEliminarSempre a considerá-lo Mestre Kuka!
Olha lá ... diz-me cá uma coisita, já que eu não costumo pôr a cenoura, mas da próxima não me escapa (sou uma invejosa). Ralas assim daquele tamanhinho tipo fios de ovos, fininha? Na foto pareceu-me!
ResponderEliminarAgradecida!
A minha avó materna fazia isso mas sem a cenoura e eu gostava tanto.
ResponderEliminarAgora que já sei fazer tenho de experimentar!
Bjs
é bem bom
ResponderEliminarsabe bem com um gaspacho bem fresco
bom fim de semana, kuka.
ResponderEliminarvou fazer uma feijoada de buzios. deseja me sorte.
Escabeche fica sempre tão bom! :-)
ResponderEliminarA seguir aos carapaus alimados, esse escabeche é a perfeição. Com cenoura? Fantástico.
ResponderEliminarÉ isso mesmo Tareca.
ResponderEliminarChaparro,para fazer a feijoada não precisas de sorte,com bons búzios e bom feijão, sai sempre bem.Bom fds e diz como ficou a feijoada.Coze os búzios em duas ou três águas porque as primeiras ficam com muito muco viscoso,tipo gelatina.
Obrigado à Vanda,Sandra,Elvira e Alcofa.
Bem gostaria de fazer parte da tua equipa gastronómica.
ResponderEliminarPensa nisso.
Prometo portar-me bem
Obrigado por me teres lembrado do pormenor do clik.
Bom apetite para este fim de semana
Este teu blog, é de comer e chorar p mais ;)
ResponderEliminarQue bom aspecto! Deve ser delicioso!
ResponderEliminarBeijinhos Kuka
Trutas em molho de escabeche... especialidade da minha avó... até me cresce a água na boa... que maravilha... e que saudades!
ResponderEliminarKuka, adorei o seu blog andei visitando o seu mundo de sabores,parabéns de verdade!
ResponderEliminarAbraços.
Que delícia, e que saudades da minha mãe que fazia tão bem o molhe de escabeche! Obrigada por me teres recordado essa maneira tão simples e boa de aproveitar o peixe que sobra e não só...
ResponderEliminarnão costumava gostar de escabeche por causa do gosto activo do vinagre, por isso comecei a substituir parte do vinagre por vinho branco... enfim, um escabeche aldrabado! Costumo fazer com sardinhas fritas... e vou agora experimentar com a cenoura. Obrigado pela ideia.
ResponderEliminar