domingo, fevereiro 12, 2006

AÇORDA DE CAMARÃO

Esta é uma açorda deliciosa,e que embora pareça ser de confecção dificil e cara,não o é!Pelo contrário,é muito simples e relativamente barata,qualquer dos chamados "peixes nobres"é mais caro do que este marisco.De qualquer modo podemos sempre pôr a quantidade de camarão que quizermos.Sendo assim,lá vai!-
Metes os camarões em água morna durante +- 5minutos-faço isto para lhes sacar o gelo e ao mete-los na água fervente,esta não arrefeça demasiado, demorando assim menos tempo a retomar a fervura-Pões a água ao lume com pouco sal uma vez que é com ela que vais demolhar o pão e não queres a comida salgada.2 ou 3 minutos depois de retomada a fervura,tiras os camarões,descascas,e metes as cascas e cabeças novamente na água onde os cozeste,ferve durante algum tempo e vais esmagando as cabeças,o ideal será passa-las pelo passe-vite.(já sei;custa muito a lavar!)
Partes o pão em pedaços para um recipiente e juntas a água coada por um passador,para que este amoleça.Em azeite fritas alguns dentes de alho esmagados,sem queimar,juntas o pão,pimenta ou piri-piri se gostares,e vais mexendo até ter a consistencia que te parecer ideal.(costumo juntar mais um pouco de água às cascas e mantenho ao lume a fervilhar,assim, se precisar amolecer mais a açorda vou adicionando este caldo).Retiras do fogo,juntas 1 ou 2 ovos e mexes muito rápidamente,coentros picados e comes quentinho. BOM PROVEITO.

7 comentários:

Avó do Miau disse...

Ai meu Deus, depois do blog da Gi só faltava o seu para me "obrigar" a quebrar a minha dieta!
Tantas coisas boas...
Obrigada por vossas receitas e já agora, ensina-me a fazer quindim?
Aqui em Portugal não há!
Beijinhos

kuka disse...

epa!Tb sou Português.LOL!Nunca fiz quindins.Mas já vi muitas receitas por aí.

Josy Medeiros disse...

Parabéns!

Este seu blog só tem comidas extraordinárias, vou tentar fazer algumas receitas...
Bye

kuka disse...

quindins,são uns bolinhos brasileiros,feitos com,gemas de ovo,açucar e côco.São depois metidos em pequenas formas e vão ao forno.

Anónimo disse...

boas... vou tentar fazer esta açorda mas a minha duvida é o pão: com ou sem codea??? pode ser de forma? ja li mtas versões e não gostaria de estragar uma receita tão boa...:)

elis
aveiro

kuka disse...

O pão é com codea. Pode ser de forma, mas o pão normal é preferivel.

Anónimo disse...

Boa noite,

Fiz ontem esta deliciosa receita para o meu marido e ele ADOROU, desde já o meu agradecimento, pois não achei nada difícil e segundo ele (sim pq eu não gosto de açorda) estava melhor que a que costuma comer na Portugalia. :)